Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho de hibridos de linhagens parcialmente endogamicas de milho em top crosses, em tres locais do estado de sao paulo.

Processo: 06/52683-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Maria Elisa Ayres Guidetti Zagatto Paterniani
Beneficiário:Eliel Alves Ferreira
Instituição Sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Milho   Híbridos   Linhagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capacidade Combinatoria | Hibridos | Linhagens | Milho | Testador | Too Crosses

Resumo

O vigor de híbrido representa uma das maiores contribuições práticas da Genética à agricultura mundial e continua sendo intensamente explorado na cultura do milho. Para aumentar a eficiência de programas de híbridos, é necessário identificar as linhagens que apresentem o melhor desempenho em combinações híbridas. Um dos métodos de avaliação, o dialelo completo, torna-se impraticável, pois o número de híbridos possíveis ê enorme. Para contornar esse problema, pode-se utilizar o método do "top cross", proposto por Davis (1927), que consiste na avaliação de um grande número de linhagens com um testador comum. Visando tornar ainda mais eficiente os programas de melhoramento, top crosses vêm sendo obtidos utilizando-se linhagens intermediárias (S3). Serão conduzidos experimentos para identificar o comportamento de híbridos top crosses de milho, em 3 locais do Estado de São Paulo. Os 54 híbridos top crosses serão avaliados sob delineamento experimental de blocos ao acaso, com 3 repetições e 2 testemunhas comerciais (IAC 8333 e DKB 350), além do testador IA 33, quanto a características agronômicas e resistência a doenças foliares. Cada parcela será constituída por 2 linhas de 5m espaçadas de 0,90m, com um total de 50 plantas. Serão ainda estimadas a capacidade de combinação das linhagens (Griffing, 1956), a heterose em relação ao maior pai (IA33), bem como parâmetros de estabilidade dos híbridos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)