Busca avançada
Ano de início
Entree

Projetos colaborativos entre estagiarios licenciandos em matematica e professores da escola basica: a estatistica na educacao de jovens e adultos.

Processo: 06/59154-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2007
Data de Término da vigência: 31 de março de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Dione Lucchesi de Carvalho
Beneficiário:Keli Cristina Conti
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Matematica | Ensino De Estatistica

Resumo

Este projeto tem como objetivo analisar o ensino e a aprendizagem da estatística na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do segundo segmento do Ensino Fundamental e a colaboração entre estagiários licenciando e professores da escola básica. Para isso será necessário conhecer a realidade da EJA, seus objetivos e contribuição que a Estatística pode dar para a formação de cidadãos mais críticos e capazes não só de ler, escrever e contar, mas capazes de "estatisticar". Seremos norteados então pela questão: Quais as possibilidades e os limites das aulas exploratório-investigativas no ensino da Estatística, em aulas de Matemática, no segundo segmento do Ensino Fundamental da EJA? Pretendemos assim investigar sobre formas alternativas de abordagem da Estatística em aulas de Matemática, além de contribuir, como o nome do projeto indica, para a formação inicial do professor de Matemática. Realizaremos o trabalho de campo da pesquisa em uma escola pública estadual de Campinas, utilizando também vários instrumentos de produção de material como questionários e entrevistas individuais e em grupo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CONTI, Keli Cristina. O papel da estatistica na inclusão de alunos da educação de jovens e adultos em atividades letradas. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.