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No atelier com Ponge

Processo: 06/60528-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Pesquisador responsável:Mario Luiz Frungillo
Beneficiário:Roseli de Fátima Dias Almeida Barbosa
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Crítica literária   Pinturas (arte)   Poesia   Literatura francesa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Francis Ponge | Iconotexto | Literatura Comparada | Literatura Francesa | Pintura | Poesia

Resumo

Partindo de um breve percurso histórico da comparação entre poesia e pintura, prefigurada pela expressão de Horácio ut pictra poesis, este trabalho visa fazer um estudo dos textos em tomo da pintura na obra de Francis Ponge. Escolhi esse poeta francês porque durante sua vida se relacionou e escreveu sobre grandes artistas plásticos. A intenção é estudar quais os recursos e marcadores textuais nos textos de Francis Ponge que revelam elementos pictóricos, quais os recursos mais usados pelo poeta, no campo lexical (palavras e expressões específicas), no campo gráfico (escolhas tipográficas), no campo onomástico (nomes de quadros, de artistas), em suma, de que forma isso se constrói literalmente no lápis de Ponge. Seus textos em prosa e em verso talam das artes plásticas, notadamente a pintura, renovando e fazendo bilhar as paletas de seus amigos. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARBOSA, Roseli de Fátima Dias Almeida. No atelier com Ponge. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem.