Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da proximidade entre o miniimplante e as raízes dentárias sobre o grau de estabilidade

Processo: 07/01862-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Ortodontia
Pesquisador responsável:Guilherme dos Reis Pereira Janson
Beneficiário:Mariana Pracucio Gigliotti
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Implantes dentários   Mini-implantes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:implantes dentais | Procedimentos de Ancoragem Ortodôntica | Ortodontia

Resumo

Durante a movimentação dentária é fundamental que se obtenha sucesso no controle do movimento da unidade de ancoragem, em que, freqüentemente, se tornam necessários recursos adicionais de ancoragem. Os mini-implantes surgem como alternativa para os casos em que a ancoragem se torna fator crítico para o sucesso do tratamento ortodôntico, viabilizando maior eficiência da mecânica ortodôntica, e, proporciona, conseqüentemente, resultado mais previsível. Atualmente, são considerados um dos maiores avanços na Ortodontia contemporânea, e vem sendo alvo de grande atenção em pesquisas científicas. O recurso de ancoragem por meio de mini-implantes é comumente empregado no tratamento da má oclusão de Classe II, freqüentemente inseridos no septo interradicular, em que a largura mesio-distal muito restrita, pode, em alguns casos, contra-indicar a sua instalação devido aos riscos envolvidos. O sucesso da estabilidade desses dispositivos irá depender, portanto, de alguns fatores, como a quantidade (volume) e a qualidade (densidade) do tecido ósseo alveolar. O surgimento dos MIAP (mini-implantes auto-perfurantes) e de guias cirúrgicos cada vez mais precisos tem possibilitado a inserção segura de mini-implantes até mesmo em septos interradiculares com dimensão mesio-distal crítica. Entretanto, as especulações da literatura acerca da estabilidade dos mini-implantes inseridos nestas áreas ainda não foram dirimidas. Visto que nenhum estudo tem sido realizado com o propósito de comparar sistematicamente a estabilidade dos MIAP inseridos em septos interradiculares com largura mesio-distal crítica e não crítica, este trabalho se propõe a investigar estes fatores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JANSON, G.; GIGLIOTTI, M. P.; ESTELITA, S.; CHIQUETO, K.. Influence of miniscrew dental root proximity on its degree of late stability. International Journal of Oral and Maxillofacial Surgery, v. 42, n. 4, p. 527-534, . (07/01862-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GIGLIOTTI, Mariana Pracucio. Influência da proximidade entre o mini-implante e as raízes dentárias sobre o grau de estabilidade. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.