Busca avançada
Ano de início
Entree

Ferramenta colaborativa para aprendizado, utilizando computacao pen-based e movel.

Processo: 06/06105-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Heloisa Vieira da Rocha
Beneficiário:Ricardo Edgard Caceffo
Instituição Sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Acessibilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acessibilidade | Interfaces Humano-Computador | Tablets Pcs | Interface Humano Computador

Resumo

No atual ambiente educacional, com o advento de tecnologias como os Notebooks, Palmtops e Tablets PCs, existe a oportunidade para os estudantes participarem de modo mais ativo nas aulas, colaborando diretamente com o professor, tornando as atividades em sala de aula mais dinâmicas, flexíveis e interessantes. Dentre as tecnologias citadas, a que mais se destaca, tanto pela proximidade com as ferramentas já conhecidas do aluno (caderno e caneta) quanto pelas possibilidades e potenciais de desenvolvimento de aplicativos colaborativos, são os Tablets PCs, que permitem que os estudantes, por exemplo, registrem anotações diretamente nos slides usados na aula. Neste contexto, o Instituto de Computação da Unicamp, com o financiamento da HP, desenvolve um projeto com o objetivo de testar a viabilidade de utilização de Tablets PCs no ensino superior. Para tanto, uma ferramenta de software será desenvolvida, permitindo, além das funcionalidades citadas, que os alunos submetam atividades e exercícios ao professor. As respostas dos estudantes podem ser consolidadas, e utilizadas pelo professor para averiguar o nível de entendimento da classe, suas dificuldades e pontos a suprir. Como parte deste grande projeto, tem-se um projeto específico preocupado com as dificuldades de interface humano computador inerentes à utilização de Tablets PCs no contexto de uso educacional, mais especificamente em sala de aula convencional. Este é o tema do projeto de pesquisa descrito nesta proposta.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CACEFFO, Ricardo Edgard. Ferramenta de apoio para o aprendizado ativo usando dispositivos com caneta eletronica. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação Campinas, SP.