Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e degradação de lisina em diversos sistemas biológicos

Processo: 06/04992-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Paulo Arruda
Beneficiário:Guilherme Coutinho de Melo Serrano
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Lisina   Síntese   Degradação   Animais   Genômica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Animais | Degradacao | Genomica | Lisina | Sintese | Transferencia Genica Lateral | Análise genômica

Resumo

O aminoácido essencial lisina é considerado limitante em cereais, a mais importante fonte de alimentação animal e humana. A deficiência na ingestão ou metabolismo de lisina está associada à desnutrição, problemas cardíacos, apoplexia, osteoporose, câncer e retardo mental. Grande esforço tem sido realizado no entendimento das vias metabólicas associadas a esse aminoácido e a busca por plantas com maior conteúdo nutricional tem se mostrado uma nova tendência. A via de biossíntese de lisina já é conhecida em bactérias, protozoários, fungos e plantas. Entretanto, ainda não foi demonstrada sua existência em animais. A degradação ocorre em todos os organismos, mas somente recentemente a via da sacaropina de degradação de lisina, uma via semelhante a das plantas, foi descoberta. Levando-se em conta a importância desse aminoácido e os resultados preliminares obtidos em nosso laboratório, propomos o presente projeto, que visa caracterizar a síntese e degradação de lisina em diversos sistemas biológicos. É a primeira vez que se têm fortes indícios genômicos da via de biossíntese de lisina em metazoários e a possível origem bacteriana da via por transferência lateral será analisada.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SERRANO, Guilherme Coutinho de Melo. Síntese e degradação de lisina em organismos superiores: uma possível origem bacteriana. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.