Busca avançada
Ano de início
Entree

Abordagens analiticas em inteligencia de mercado: posicionamento otimo de novo produto na industria automobilistica.

Processo: 07/01740-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2008
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Rodrigo Arnaldo Scarpel
Beneficiário:Camilo Brandão de Resende
Instituição Sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Indústria automobilística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Industria Automobilística | inteligência de mercado | Mercadologia | posicionamento ótimo | Inteligência de Mercado

Resumo

Em um ambiente competitivo caracterizado pela contínua inovação dos produtos e pelas constantes mudanças, a sistemática e consistente transformação de informações em conhecimento é vital. Foi neste ambiente competitivo e com este propósito que surgiu a inteligência de mercado, que auxilia, dentre outras coisas, no processo de tomada de decisões quanto à definição de mercado e do público-alvo, em análise da concorrência e da estrutura de mercado, no desenvolvimento de produtos novos e na estimação do potencial de vendas de novos produtos. Escolher uma estratégia de posicionamento para novos produtos é uma decisão crítica e difícil. Assim, o presente projeto tem por objetivo propor a investigação de uma abordagem analítica em posicionamento ótimo de novo produto aplicado à indústria automobilística. Serão utilizados dados históricos de venda mensal de veículos de transporte de passageiros. Os resultados obtidos com este estudo permitirão melhorar a tomada de decisões em diversas etapas do processo de desenvolvimento de novos produtos, um melhor entendimento dos fenômenos que determinam o potencial de mercado de produtos novos, assim como melhorar a qualidade das previsões de vendas para esses produtos, o que é de grande interesse das empresas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)