Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma abordagem hardware/software para implementacao de criptografia baseada em identidades

Processo: 07/02087-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Guido Costa Souza de Araújo
Beneficiário:Leonardo Scanferla Amaral
Instituição Sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Arquitetura e organização de computadores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criptografia baseada em entidades | Curvas Elíptica | Hardware Criptográfico | Arquitetura de Computadores

Resumo

Com a expansão da tecnologia, é cada vez mais imprescindível a criação de meios que preservem a privacidade e segurança das pessoas, seja em uma compra on-line ou em uma conversa ao celular. Faz-se necessário, portanto, uma preocupação constante com a segurança no transporte e armazenamento de informações. Os sistemas criptográficos de chave pública são muito utilizados para esse fim, porém, apresentam algumas restrições, como a necessidade de uma complexa infra-estrutura de gerenciamento de chaves e a necessidade do detentor de uma chave pública provar sua identidade por meio de certificados digitais. Em 2001, o emprego de emparelhamento de curvas elípticas em criptografia permitiu o desenvolvimento de uma criptografia de chave pública em que a chave pública de um usuário não é uma seqüência aleatória de bits e sim um identificador que caracteriza esse usuário de forma única, como por exemplo, seu número de RG ou seu endereço eletrônico. Tal fato possibilita a dispensa de uma infra-estrutura de chaves públicas, como o gerenciamento de certificados digitais. Por outro lado, esses sistemas requerem uma entidade capaz de gerar chaves secretas, que embora seja indesejável em certos ambientes, é muito útil em ambientes hierárquicos. Este modelo de criptografia assimétrica é conhecido como criptografia baseada em identidades (Identity-Based Encryption - IBE). A proposta deste trabalho é implementar em hardware o modelo de criptografia baseada em identidades, e através dessa arquitetura especializada explorar a possibilidade de acréscimo de velocidade e segurança.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AMARAL, Leonardo Scanferla. Uma abordagem hardware/software para implementação de criptografia baseada em identidades. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação Campinas, SP.