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A construcao da identidade medica no processo de formacao profissional

Processo: 07/52142-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Medicina Preventiva
Pesquisador responsável:Cynthia Andersen Sarti
Beneficiário:Marilia de Toledo Almeida
Instituição Sede: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação médica   Relações médico-paciente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Medica | Habitus Medico | Identidade Medica | Relacao Medico-Paciente

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar a construção da identidade profissional de médico, considerando a diversidade de relações envolvidas nesse processo, em particular a relação médico-paciente, dentro da problemática da "desumanização da medicina", questão trabalhada no âmbito da Saúde Coletiva. Buscaremos investigar os mecanismos sociais e psíquicos envolvidos na construção da identidade médica, por meio da análise do processo de internalização e exteriorização dos elementos que caracterizam o "ser médico", durante a formação profissional em medicina. Adotaremos como referência a noção de habitus, tal como formulada pelo sociólogo Pierre Bourdieu e às noções de "identificação" e de "mecanismos de defesa" da teoria psicanalítica. Dado o caráter compreensivo e interpretativo, intrínseco ao fenômeno estudado, a metodologia será qualitativa. As técnicas utilizadas no trabalho de campo serão a observação participante e entrevistas abertas, ambas com roteiro previamente definido. Inicialmente, faremos a observação das atividades dos alunos de graduação de medicina que envolvam contato com o paciente, acompanhadas ou supervisionadas por preceptores, monitores ou profissionais da saúde; a partir desses dados de observação, serão selecionados os sujeitos - alunos, residentes e professores - a serem entrevistados. A análise dos dados será realizada com base na leitura exaustiva do material de campo (registros em diários de campo e entrevistas) e na construção de categorias analíticas. (AU)

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