Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao agronomica de cultivares de ameixeira para as regioes subtropicais do estado de sao paulo.

Processo: 07/53478-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:João Alexio Scarpare Filho
Beneficiário:Pollyana Cardoso Chagas
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Fenologia   Conservação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conservacao | Fenologia | Interpolinizacao | Prunus Salicina | Qualidade De Fruto

Resumo

A ameixeira já representa a sexta frutífera mais cultivada no estado de São Paulo. Entretanto as ameixeiras ainda apresentam inúmeros problemas relacionados à auto-infertilidade e auto-incompatibilidade polínica, necessitando de cultivares polinizadoras, exigência de técnicas e produtos para quebra de dormência, problemas relacionados à maturação fisiológica dos frutos e armazenamento. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo pesquisar e descrever os estádios fenológicos e o ciclo de desenvolvimento de 10 cultivares de ameixa na região de Jundiaí, realizar a caracterização físico-química e avaliar o potencial de armazenamento refrigerado dos frutos. O experimento será instalado num delineamento experimental em blocos ao acaso com quatro repetições constituindo-se num esquema fatorial 2x10, sendo o 1º Fator com dois níveis (com e sem aplicação de cianamida hidrogenada) e o 2° fator com 10 níveis (10 cultivares). Serão avaliados o desenvolvimento e adaptação das cultivares, os estádios fenológicos, a curva de maturação dos frutos, a produção de frutos e as características físico-químicas dos frutos na colheita e após o armazenamento a 21, 28 e 35 dias. O delineamento experimental para os ensaios de laboratório serão inteiramente casualizados. Os dados serão submetidos à análise de variância, sendo os dados qualitativos comparados através do teste Tukey e os quantitativos submetidos à regressão, ao nível de 5% de probabilidade. As análises serão realizadas pelo programa computacional - SISVAR. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHAGAS, Pollyana Cardoso. Cultivares de ameixas de baixa exigência em frio para regiões subtropicais do Estado de São Paulo. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.