Busca avançada
Ano de início
Entree

A modernizacao pelos olhos da regiao: a ambiencia intelectual e as obras literarias de jose lins do rego, cyro martins e erico verissimo.

Processo: 07/54216-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Elide Rugai Bastos
Beneficiário:Mariana Miggiolaro Chaguri
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Questão agrária   Literatura e sociedade   Tradição   Decadência   Regionalismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Decadencia | Literatura E Sociedade | Pensamento Social No Brasil | Questao Agraria | Regionalismo | Tradicao

Resumo

Este projeto tem objetivo investigar a partir dos romances que compõe o Ciclo da Cana-de-Açúcar de José Lins do Rego (1901 -1957); Trilogia do Gaúcho a Pé de Cyro Martins (1908-1995) e a trilogia O Tempo e O Vento de Érico Veríssimo (1905-1975), os contextos intelectuais e os processos sociais envolvidos na modernização rural e urbana em duas regiões brasileiras, quais sejam, o Nordeste canavieira e o estado do Rio Grande do Sul no período que se estende do final do século XIX até a década de 50 do século XX. Propomos, portanto, analisar dois processos que se desenvolvem durante o mesmo período histórico e colocam como questão central a resolução do impasse entre o regional e o nacional, isto é, entre a centralização política e a federalização administrativa do país. Elegemos como eixos centrais a partir dos quais esses processos serão investigados: 1. os embates e as disputas em torno dos contextos intelectuais que se constituem em elementos importantes dessas obras. 2. das reformas que objetivam a modernização das cidades do Recife e de Porto Alegre, resultantes das mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais do período. 3. o processo de modernização da lavoura canavieira no Nordeste e da pecuária no Rio Grande do Sul, inserido no quadro mais geral das transformações econômicas que ocorrem no país. De modo geral, propomos investigar a hipótese de que a afirmação da diversidade regional nos anos 30 e 40 tem a pretensão de operar socialmente como fator da própria unidade nacional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHAGURI, Mariana Miggiolaro. As escritas do lugar: regiões e regionalismo em José Lins do Rego e Erico Veríssimo. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.