Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do extrato aquoso de Ottonia martiniana Miq. (Piperaceae), como anestésico local para o exame oftálmico em cães

Processo: 07/57823-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:José Luiz Laus
Beneficiário:Carolina Bonduki Salles Lisbão
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Cães   Anestesia   Olho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anestesia | Cao | Olho | Ottonia Martiniana

Resumo

Propõe-se estudar os efeitos anestésicos do extrato aquoso da Ottonia martiniana Miq. (Piperaceae), sobre a superfície ocular de cães. Quarenta e cinco animais sem afecções oculares aparentes à semiotécnica oftálmica serão submetidos ao teste de tração da musculatura periocular, à tonometria por aplanação e ao teste da sensibilidade corneal. Formar-se-ão três grupos (n=15). Um primeiro grupo (GJB) receberá uma gota do extrato aquoso no tempo 0 e, novamente, após 3 minutos. Um segundo (GP) receberá uma gota do colírio de cloridrato de proximetacaína 0,5% no tempo 0 e, novamente após 3 minutos. Um terceiro grupo (GC) receberá uma gota de solução fisiológica no tempo 0 e, novamente, decorridos 3 minutos. O limiar de sensibilidade corneal será avaliado por estesiometria aos 5 e 10 minutos após cada tratamento. Serão, avaliados o desconforto ocular, a irritação conjuntival, a ocorrência de descarga ocular, alterações da transparência corneal e eventuais sinais de inflamação intra-ocular. Para se compararem os resultados no exame oftálmico por escore padronizado, e para se avaliar o limiar de sensibilidade corneal, considerando significativos os valores de P abaixo de 0,05, empregar-se-á o teste t Student. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LISBAO, C. B. S.; CORREA, M. A.; ORTIZ, J. P. D.; MARTINS, B. C.; LAUS, J. L.. Effects of the Ottonia martiana Miq. (Piperaceae) extract on dog's ocular surface. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 64, n. 3, p. 577-584, . (07/57823-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LISBÃO, Carolina Bonduki Salles. Efeitos do extrato aquoso de Ottonia martiana Miq. (Piperaceae), como anestésico local, para o exame oftálmico, em cães. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.