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Elementos de marketing criticos para implantacao da estrategia de marcas proprias: analise quantitativa em atacadistas e seus clientes varejistas.

Processo: 07/58357-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2008
Data de Término da vigência: 04 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Pesquisador responsável:Andrea Lago da Silva
Beneficiário:Éderson Luiz Piato
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Canais de distribuição
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atacado | Canais De Distribuicao | Elementos De Marketing | Marcas Proprias | Pequeno Varejo

Resumo

Nos últimos anos o setor atacadista tem apresentado forte envolvimento com estratégias mercadológicas, incorporando à suas atividades tradicionais o gerenciamento de produtos com sua própria marca. Contudo, como são encontradas na literatura acadêmica perspectivas sobre a estratégia de marcas próprias que contemplam apenas o setor varejista, foi realizado em 2006, um estudo exploratório que procurou retratar esta estratégia no setor atacadista. Mais especificamente, o estudo identificou os principais elementos de marketing críticos ao gerenciamento da estratégia de marcas próprias no atacado. Neste sentido, com o propósito de oferecer continuidade a esse estudo, o objetivo desta pesquisa é avaliar a percepção do cliente varejista (pequeno varejo) em relação aos elementos de marketing críticos que compõem a estratégia de marcas próprias do atacado, analisando os elementos congruentes e distintos dessa relação. A pesquisa empírica será realizada em duas fases. A primeira, de caráter qualitativo, consistirá na realização de novas entrevistas com três atacadistas (analisados no estudo anterior), que juntos, concentram o maior número de itens e categorias de produtos de marcas próprias no setor atacadista brasileiro. Essa fase consistirá na confirmação das variáveis já levantadas no estudo anterior e na identificação de novas, as quais serão mensuradas, posteriormente, junto ao pequeno varejo. A segunda fase caracterizar-se-á pela análise quantitativa, na qual será realizado um survey em aproximadamente 150 estabelecimentos varejistas que compõem a carteira de clientes de marcas próprias dos três atacadistas entrevistados. Como resultado, o estudo pretende propor um esquema analítico com sugestões para determinar o alinhamento da estratégia de marcas próprias dos atacadistas em relação aos elementos de marketing que os varejistas percebem como fundamentais para a eficácia conjunta da estratégia. (AU)

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