Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da herança da resistência de Capsicum frutescens a Meloidogyne mayaguensis e obtenção de porta-enxertos de pimenta (Capsicum annuum) com resistência simultânea a M. mayaguensis, M. incognita e M. javanica

Processo: 07/59043-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2008
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Leila Trevisan Braz
Beneficiário:Hamilton César de Oliveira Charlo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Capsicum annuum   Nematoides parasitos de plantas   Resistência à doença   Olericultura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capsicum Spp. | Enxertia De Plantas | Melhoramento De Plantas | Pimentao | Resistencia A Meloidogyne Spp.

Resumo

O presente trabalho terá por objetivos estudar a herança da resistência a M. mayaguensis na pimenta-malagueta (Capsicum frutescens), incompatível para enxertia, e obter porta-enxertos de pimenta C. annuum com resistência simultânea a M. mayaguensis, M. incógnita e M. javanica. O trabalho será desenvolvido na UNESP/FCAV, Campus de Jaboticabal-SP. Para o estudo da herança da resistência, as gerações e retro cruzamentos serão obtidas do cruzamento inicial entre os genótipos pimenta-malagueta (C. frutescens) e pimenta A-3 (C. annuum). A obtenção e avanço de linhagens de C. annuum resistentes aos nematóides serão realizados pelo método do retro cruzamento, sendo as gerações F1, advindas dos cruzamentos do genótipo pimenta-malagueta (resistente aos três nematóides) com os genótipos de pimenta A-3 e a Linhagem 13 (C. annuum) que são suscetíveis a M. mayaguensis, mas resistentes a M. incógnita e M. javanica, além de compatíveis para enxertia. Para o estudo da herança da resistência a partir da geração F1, todas as mudas serão inoculadas com 3.000 ovos e juvenis de segundo estádio de M. mayaguensis no ato do transplante. No avanço de linhagens, para selecionar as plantas com resistência aos três nematóides por meio de estaquia (avaliação não destrutiva), far-se-á clones das mesmas e, para cada espécie de nematóide em estudo, cinco plantas de cada clone serão inoculadas, individualmente, com 3.000 ovos e juvenis de segundo estádio. A avaliação da resistência das plantas aos nematóides será realizada com base no fator de reprodução (FR). No estudo da herança, os valores de FR serão submetidos às análises genéticas e estatísticas para determinação do tipo de herança da resistência. No avanço de linhagens, as plantas que apresentarem FR > 1 (suscetíveis) serão descartadas e as que apresentaram FR < 1 (resistentes) serão utilizadas na obtenção da próxima geração, até a obtenção de um ou mais porta-enxerto de C. annuum resistentes aos três nematóides. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHARLO, Hamilton César de Oliveira. Desempenho de híbridos de melão rendilhado em substratos. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.