Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de diferentes fracoes inspiradas de oxigenio em coelhos induzidos a hipovolemia aguda, anestesiados com propofol e submetidos a ventilacao controlada a pressao.

Processo: 07/59908-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Newton Nunes
Beneficiário:Paula Araceli Borges
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Hipovolemia   Coelhos   Anestesia   Propofol   Respiração artificial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anestesia | Coelho | Hipovolemia | Propofol | Ventilacao Mecanica

Resumo

A fim de avaliar possíveis alterações promovidas pelo fornecimento de diferentes frações inspiradas de oxigênio (FiO2) em coelhos induzidos à hipovolêmica aguda, anestesiados com infusão contínua de propofol e mantidos em ventilação mecânica no modo pressão controlada sobre os parâmetros hemogasométricos, ventilatórios e hemodinâmicos, utilizar-se-ão 40 animais adultos, distribuídos em 4 grupos de W coelhos cada, definidos como G100, G60, G40 e G20, os quais receberão Fi02 de 100%, 60%, 40% e 21%, respectivamente. Todos os animais receberão acepromazina na dose de 1 mg/kg e serão induzidos à anestesia com propofol na dose de 10 mg/kg e, ato contínuo, iniciar-se-á infusão do fármaco na dose de 1,2 mg/kg/min. Logo após, será administrado 0,6 mg/kg de rocurônio por via intravenosa, sendo que durante todo o período experimental, manter-se-á infusão contínua do miorrelaxante na dose de 0,6 mg/kg/h. Após a intubação iniciar-se-á ventilação pulmonar no modo pressão controlada. Transcorridos 40 minutos da indução anestésica, os animais serão induzidos ao quadro hipovolêmico por meio da retirada de sangue arterial no volume total de 15 mL/kg e após 60 minutos, será iniciada a reinfusão do sangue retirado. Em todos os grupos, os parâmetros serão mensurados trinta minutos após a indução anestésica (MO), realizar-se-ão novas mensurações a cada dez minutos depois da retirada total de sangue estipulada, durante um período de 60 minutos (M1, M2, M3, M4, M5 e M6). Serão avaliados os parâmetros hemogasométricos, ventilatórios e hemodinâmicos. Os dados numéricos serão submetidos à Análise de Perfil (p<0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BORGES, Paula Araceli. Estudo de diferentes frações inspiradas de oxigênio em coelhos induzidos à hipovolemia aguda, anestesiados com propofol e submetidos à ventilação controlada a pressão. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.