Busca avançada
Ano de início
Entree

Negocios do cafe e diversificacao economica paulista: araras (1847-1897).

Processo: 08/50917-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Ligia Maria Osorio Silva
Beneficiário:Gustavo Pereira da Silva
Instituição Sede: Instituto de Economia (IE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Riqueza   Fronteiras   Cafeeiro   Café
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cafe | Cafeeiro | Complexo | Fronteira | Parentela | Riqueza

Resumo

Este projeto de pesquisa objetiva analisar como se dava a acumulação da riqueza na economia cafeeira paulista da segunda metade do século XIX, para tanto, utilizando como dados os documentos levantados sobre as atividades comerciais e produtivas da parentela dos Lacerda. De relevância será abordar as oportunidades abertas na "fronteira" do café aos que nela se aventuravam; como se dava a constituição e manutenção das parentelas nestas novas áreas - pois as dificuldades eram grandes para se encontrarem cônjuges do mesmo sangue que fortalecessem e ampliassem a riqueza já adquirida - e, além disso, atentar às formas de riqueza predominantes nas localidades do complexo cafeeiro paulista, ou seja, uma riqueza muito mais diversificada em relação às zonas cafeeiras antigas e que não foram engendradas pela dinâmica do complexo cafeeiro. O estudo se diferencia da bibliografia corrente sobre a acumulação de riqueza na economia cafeeira pela possibilidade aberta pela documentação do século XIX já levantada - documentos da Fazenda Montevidéu em Araras (SP) - e que permitirá apreender não somente o ponto final do processo acumulativo dos atores estudados, ou seja, a análise de inventários. As fontes poderão evidenciar como se formou essa riqueza da forte e influente parentela dos Lacerda durante meio de século de atuação em diversas atividades componentes do complexo cafeeiro e na fronteira do mesmo. Os Lacerda possuíram, partindo de sua base em Araras (SP): fazendas de café, casa comissária com sede no Brasil e na França, banco, indústria, ações e outros investimentos que os colocam como representantes do grande capital cafeeiro . (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Gustavo Pereira da. Uma dinastia do capital nacional: a formação da riqueza dos Lacerda Franco e a diversificação na economia cafeeira paulista (1803-1897). 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Economia Campinas, SP.