Busca avançada
Ano de início
Entree

Experiencias de Ensino e Aprendizagem: estrategia para a formacao online de professores iniciantes no programa de mentoria da UFSCAR.

Processo: 08/52002-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi
Beneficiário:Glaciele dos Santos de Pieri
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Desenvolvimento profissional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Da Docencia | Desenvolvimento Profissional | Formacao De Professores | Professores Experientes | Professores Iniciantes | Programa De Mentoria

Resumo

A pesquisa investigará as aprendizagens de professoras em início de carreira nos anos iniciais do ensino fundamental e professoras experientes - as mentoras - que participaram do Programa de Mentoria no Portal dos Professores da UFSCar (www.portaldosprofessores.ufscar.br) com o planejamento, implementação e avaliação das experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas ao longo do programa. As experiências de ensino e aprendizagem são atividades didáticas com começo, meio e fim construídas pelas iniciantes com apoio das mentoras a partir de situações/problemas identificados pelas iniciantes no contexto de trabalho. A pesquisa se baseará numa abordagem qualitativa e terá como fonte de dados as produções desenvolvidas pelas iniciantes ao longo do Programa de Mentoria (PM), os materiais dos alunos das iniciantes, que porventura tenham sido encaminhados ao PM via correio, as interações entre mentoras e iniciantes bem como entrevistas - presenciais ou online - com as professoras iniciantes e suas mentoras. Muitos desses dados estão disponíveis no ambiente do Portal dos Professores e a maioria deles ainda não foi analisado considerando o foco adotado; outros serão coletados durante a investigação. O referencial teórico terá como base a aprendizagem da docência e o desenvolvimento profissional de professores, a base de conhecimento para o ensino, a formação educação online, características das fases da carreira docente. Considera-se que os resultados da investigação poderão contribuir para analisar melhor o papel do Programa de Mentoria - e em especial dessa ferramenta formativa e investigativa adotada, as experiências de ensino e aprendizagem - na formação de professores iniciantes e experientes e, principalmente, para oferecer subsídios para a elaboração de outras propostas de formação de professores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)