Busca avançada
Ano de início
Entree

Divergencia genetica entre clones de eucalipto por caracteres biometricos e fisiologicos sob deficiencia hidrica.

Processo: 08/52531-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Silvicultura
Pesquisador responsável:Rinaldo Cesar de Paula
Beneficiário:Paola Mazza Revolti
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Eucalipto   Estresse hídrico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Divergencia Genetica | Estresse Hidrico | Eucalipto | Melhoramento Florestal

Resumo

O presente projeto tem por objetivo avaliar o desempenho de 40 clones de eucalipto, submetidos a dois regimes de irrigação, em casa de vegetação. O experimento será implantado em vasos e as plantas serão submetidas a dois regimes de irrigação: RH1 - testemunha (plantas sem restrição hídrica) e RH2 - plantas cuja irrigação será suspensa até o aparecimento de sintomas de déficit hídrico. As plantas do RH2 ao final do ciclo de suspensão da irrigação, serão irrigadas até a capacidade de campo do solo por um período de 3 dias, após o qual irrigação será novamente suspensa, repetindo-se o ciclo. No decorrer do experimento, serão conduzidos pelo menos quatro ciclos de estresse hídrico. No inicio e ao final do experimento, serão determinados o diâmetro do coleto, a altura, o número de folhas, a área foliar e a massa de matéria seca de folhas, caule e raízes. Será determinado o número de estômatos, na face abaxial e adaxial, das folhas de cada clone. Nos momentos de máximo estresse hídrico e três dias após o inicio da irrigação das plantas submetidas ao regime RH2, serão avaliados os seguintes parâmetros: teor relativo de clorofila total, medida da eficiência quântica (Fv/Fm) do fotossistema II, da taxa de fotossíntese líquida (A), condutância estomática (gs) e transpiração (E) e eficiência do uso da água. Ao final do experimento será determinado o potencial hídrico foliar (Ψf) por meio de uma bomba de pressão. O experimento será estabelecido no delineamento de blocos casualizados, no esquema fatorial 40 x 2 (40 clones e 2 regimes de irrigação), com quatro repetições. Os dados serão submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Scott-Knott a 5%. A divergência genética será calculada a partir da distância Euclidiana média, pelos algoritmos de otimização de Tocher e hierárquico do UPGMA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REVOLTI, Paola Mazza. Divergência genética entre clones de eucalipto por caracteres biométricos e fisiológicos sob deficiência hídrica. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.