Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise comparativa dos aspectos morfológicos do sistema reprodutor feminino da família Dasypodidae (Euphractus sexcinctus, Chaetophractus villosus e Chaetophractus vellerosus)

Processo: 08/55812-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2008
Data de Término da vigência: 01 de setembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Maria Angelica Miglino
Beneficiário:Lorenna Cardoso Rezende
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tatus   Dasypodidae   Microscopia   Morfologia animal   Placenta
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dasypodidae | Estudo Macroscopico | Microscopia | Morfologia | Placenta | Sistema Genital

Resumo

O estudo de qualquer aspecto da anatomia comparada dos tetrápodes é sempre um desafio para a ciência. Os edentatas, particularmente a família Dasypodidae, gênero Dasypus, são mamíferos antigos importantes como modelo para estudos biomédico, evolutivo e ecológico, apresentando na visão de Santos (1984) e Galíndez et al. (2003) características morfofuncionais primitivas adaptadas aos biomas naturais, nos quais estes animais vivem. Estudar a biologia da reprodução dos vertebrados atuais é parte de um ensaio que busca interpretar a ontogenia animal, inclusive a humana, atentando para a filogenia e o meio ambiente. Portanto, o projeto descreverá, analisará e interpretará aspectos da macro e microestrutura morfológica do sistema reprodutor da família Dasypodidae, tecendo considerações funcionais e evolutivas. Os oito espécimes adultos da espécie Dasypus septemcinctus a serem estudados (n= 4 fêmeas vazias, 2 fêmeas gestantes e 2 machos), já fazem parte do nosso banco de material biológico, coletados pela equipe parceira da Universidade Federal de Goiás, campus Jataí. Esta pesquisa é descritiva quantitativa e ao mesmo tempo qualitativa, utilizar-se-á as técnicas de mesoscopia de luz, ressonância magnética, tomografia computadorizada, microscopia de luz, eletrônica de varredura e transmissão. Pela macroscópica e mesoscopia de luz analisar-se-á as estruturas componentes dos sistemas integradores que participam da constituição do aparelho reprodutor feminino. A descrição dos componentes anatômicos, dimensões, ossos e junturas constituintes da pelve, além dos graus de inclinação que possibilitem definir o canal de parto, estabelecendo também as diferenças entre os períneos feminino e masculino. Estudar pela microscopia de luz e eletrônica a biologia estrutural dos órgãos genitais de fêmeas vazia e gestante. Fazer análise morfométrica macro e microscópica dos úteros, ou fragmentos destes, em fêmeas gestantes e vazias. Estabelecer correlações anátomo-funcionais e evolutivas a respeito do desenho corporal dos sistemas reprodutores comparando-os com outros mamíferos e com base nos princípios de homologia e analogia, classificando o tipo de placenta desta série animal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LC REZENDE; SAS KÜCKELHAUS; AC GALDOS-RIVEROS; JR FERREIRA; MA MIGLINO. Vascularization, morphology and histology of ovary in armadillo Euphractus sexcinctus (Linnaeus, 1758). ARCHIVOS DE MEDICINA VETERINARIA, v. 45, n. 2, p. 191-196, . (08/55812-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)