Busca avançada
Ano de início
Entree

Diferencas nas expressoes genicas do saco vitelino de embrioes bovinos provenientes de inseminacao artificial e fiv

Processo: 08/56736-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Maria Angelica Miglino
Beneficiário:Claudia Marinovic de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Inseminação artificial   Comunicação celular   Fertilização in vitro   Saco vitelino   Bovinos   Angiogênese
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Angiogenese | Bovino | Fertilizacao In Vitro | Inseminacao Artificial | Interacoes Celulares | Saco Vitelino

Resumo

A Biotecnologia tem feito um rápido progresso nos últimos anos, o alto investimento para melhores índices reprodutivos e maior disseminação de material genético superior tem sido objetivo de intensos estudos, permitido um grande avanço e desenvolvimento de diversas biotecnologias aplicadas à reprodução animal. Altas taxas de mortalidade embrionária ocorrem no período de implantação (SMIDT e NIEMANN, 1999). Acredita-se que uma má formação ou falha no desenvolvimento do saco vitelino possa estar relacionados com estas perdas embrionárias, direcionando pesquisas com o objetivo de aumentar a taxa de sobrevivência (ASSIS NETO, 2005). Outra observação de trabalhos prévios é de que embriões provenientes de FIV apresentam um retardo no desenvolvimento e na diferenciação celular (BERTOLINI e ANDERSON, 2002). Desta forma é grande a necessidade de um estudo aprofundado sobre a dinâmica da embriologia e desenvolvimento e dos genes envolvidos nesses eventos em bovinos oriundos de técnicas de fertilização in vitro e inseminação artificial em tempo fixo. Para tal, identificaremos as características microscópicas e dinâmicas proliferativa (Ki-67) do processo de formação do saco vitelino dos embriões dos embriões e suas conexões com âmnio, alantóide e cório em embriões provenientes de FIV e IATF. A expressão gênica de genes relacionados com a angiogênese e interação celular: VEGF, FGF-2 e conexina-45, também serão avaliados por PCR-RT. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MESS, ANDREA MARIA; OLIVEIRA CARREIRA, ANA CLAUDIA; DE OLIVEIRA, CLAUDIA MARINOVIC; FRATINI, PAULA; FAVARON, PHELIPE OLIVEIRA; NUNES BARRETO, RODRIGO DA SILVA; PFARRER, CHRISTIANE; MEIRELLES, FLAVIO VIEIRA; MIGLINO, MARIA ANGELICA. Vascularization and VEGF expression altered in bovine yolk sacs from IVF and NT technologies. Theriogenology, v. 87, p. 290-297, . (08/56736-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Claudia Marinovic de. Diferenças nas Expressões Gênicas do Saco Vitelino de Embriões Bovinos provenientes de Inseminação Artificial e Fecundação In Vitro. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.