Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso agronomico do subproduto da industria processadora de goiabas (dando continuidade)

Processo: 08/57361-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2009
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:William Natale
Beneficiário:Henrique Antunes de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Adubação   Psidium guajava   Subprodutos   Frutas   Goiaba   Fruticultura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adubacao | Fruta | Fruticultura | Goiaba | Psidium Guajava | Subproduto

Resumo

A utilização de resíduos orgânicos, urbanos ou industriais, em áreas agrícolas pode ser justificada pela necessidade de um destino apropriado para esses materiais visando a sua reciclagem, visto que a quantidade desses resíduos tem aumentado rapidamente com o tempo. Diante disso, a utilização do subproduto da Indústria de processamento de goiabas poderia substituir parcialmente a adubação mineral, tendo em vista o elevado teor de nutrientes que contém este resíduo, diminuindo os impactos ambientais de seu acúmulo e reduzindo os custos de produção nas áreas frutícolas. Um experimento está sendo desenvolvido em um pomar comercial de goiabeiras adultas, com seis anos de idade, cultivar Paluma. O subproduto utilizado é obtido na Indústria de Polpas e Conservas Val Ltda., localizada no município de Vista Alegre do Alto-SP, contem seguintes características 11,6; 2,1;. 2,3, 0,8, 0,9 e 1,3 g/kg respectivamente de N, P, K, Ca, Mg e S; para os micronutrientes apresenta os seguintes teores: 10; 10; 150; 12 e 28 mg/kg respectivamente de B, Cu, Fe, Mn e Zn. A aplicação do referido resíduo (rico em N) em pomar de goiabeiras já apresenta alguns resultados. Porém nos 2 primeiros anos, a goiabeira por ser uma planta perene e acumular reservas, os dados encontrados não foram expressivos. Entretanto, nas últimas avaliações, ou seja, a partir do 3° ano, no solo houve um aumento da concentração de P, K, B e Mn, e urna considerável melhora em alguns atributos do solo como matéria orgânica. Na planta, por duas safras consecutivas, observou-se aumento dos teores de N nas folhas, bem como de Mg, Cu e Mn, e para a produção as plantas começam a refletir a aplicação do resíduo, sendo que se verifica aumento linear desta com o aumento das doses aplicadas. Dada a escassez de Informações na literatura sobre o assunto e a Importância do manejo adequado de resíduos orgânicos como fonte de nutrientes, os objetivos deste estudo são dar continuidade a avaliação dos efeitos da aplicação do subproduto da indústria processadora de goiabas em um Argissolo Vermelho-Amarelo, determinando as alterações químicas provocadas no solo no estado nutricional de um pomar adulto de goiabeiras, na produção e na qualidade dos frutos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Henrique Antunes de. Uso agronômico do subproduto da indústria processadora de goiabas. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.