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Triagem estendida : serviço da clínica psicológica "dr. durval marcondes" do departamento de psicologia clínica do instituto de psicologia da universidade de são paulo (ipusp).

Processo: 07/01977-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Eliana Herzberg
Beneficiário:Débora Chammas
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atendimentos Breves | Clínicas-Psicológicas-Escola | Recepção Psicológica | Serviços de Saúde em Psicologia Clínica | Triagem Estendida | Triagem Psicológica | Triagem Estendida em Clínica-Escola

Resumo

O objetivo geral do projeto é pesquisar a viabilidade do desenvolvimento e implantação de um Serviço de Triagem Estendida na Clínica Psicológica Dr. Durval B. Marcondes; do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Para tal pretende-se por um lado acessar as expectativas da clientela da Clínica em relação ao atendimento almejado, através de um questionário aplicado em sala de espera e, por outro, verificar qual é a eficácia, vantagens e desvantagens, de um processo de triagem, de abordagem psicanalítica, que se realiza em até seis encontros. A pesquisa traz uma perspectiva crítica às práticas de atuação clínica nesta instituição, em especial à triagem, visando sua constante revisão. Parte-se, assim, do pressuposto e hipótese de que uma triagem estendida, além de cumprir a finalidade da seleção das pessoas a serem atendidas no Serviço, pode propiciar uma forma delimitada de atendimento inicial e estender a um maior número de clientes a possibilidade de receber atenção clínica (ser atendido). A necessidade de desenvolver um Serviço com características específicas surgiu em função da constatação da impossibilidade da Instituição dar conta da grande demanda por atendimento através dos canais tradicionais (triagem, processo psicodiagnóstico e psicoterapias) em especial nos períodos em que os alunos não estão recebendo novos casos, o chamado período de entre-safra. Trata-se da preocupação com os clientes excedentes e do cuidado com a maneira propriamente dita com que os clientes são recebidos nesta Instituição. Parte desta pesquisa teve início em 2004 e os resultados preliminares, Tognotti e Herzberg (2004) e Chammas e Herzberg (2006a), apontam tanto a viabilidade dessa proposta na Clínica, como a boa receptividade por parte dos clientes a essa modalidade de atendimento.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHAMMAS, Débora. Triagem estendida: um modo de recepção de clientes em um clínica-escola de psicologia. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.