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Treino de Terapeutas-Estagiários no Atendimento de Crianças Ansiosas

Processo: 08/01620-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Edwiges Ferreira de Mattos Silvares
Beneficiário:Fabiana Vieira Gauy
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia clínica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ansiedade infantil | Coping Cat | Treino de terapeutas iniciantes | Psicologia Clinica

Resumo

Estudos em clínicas-escola demonstram que a maior demanda é de crianças em idade escolar e de baixa renda e questionam o quanto o modelo vigente atende esta clientela, uma vez que é alta a evasão antes e durante o atendimento. Apesar de sugerirem propostas de mudanças no atendimento oferecido, pouco se comenta sobre a necessidade no treino de terapeutas e a baixa procura de crianças com problemas internalizantes, que são citados na literatura como os de maior incidência nesta população. Este trabalho terá como objetivo diminuir esta lacuna ao propor elaborar e avaliar uma proposta de treinamento de estagiários no atendimento de crianças ansiosas, inscritas em clínicas-escola, a partir do uso de um protocolo reconhecido internacionalmente para o atendimento destas crianças, adaptado para a realidade brasileira. Como as clínicas-escola tradicionalmente ligada à Faculdade de Psicologia recebem poucas crianças ansiosas, foram escolhidas duas outras clínicas-escola, vinculas à Faculdade de Medicina, que atendem crianças ansiosas, em duas capitais brasileiras, São Paulo (USP) e Goiânia-GO. Quatro terapeutas e dois supervisores destas clínicas-escola serão selecionados para receberem o treinamento no protocolo, que será aplicado em 32 crianças ansiosas, distribuídas em dois grupos de intervenção e dois de grupo controle. Serão utilizadas medidas de levantamento, para caracterizar o perfil das crianças ansiosas que procuram estes serviços; medidas de treinamento, para avaliar as competências dos alunos ao longo da intervenção; medidas clínicas, para a seleção e avaliação dos resultados clínicos obtidos; e medidas de avaliação do protocolo, para avaliar a adaptação do mesmo para realidade brasileira. Os dados serão analisados juntamente com o grupo responsável pelo protocolo original na Temple University, considerando a seguintes hipóteses: o protocolo aumentará competências clínicas nos terapeutas-iniciantes para o atendimento de crianças ansiosas; as crianças que participarem da intervenção terão, ao final da aplicação do protocolo, menores índices de problemas emocionais e comportamentais, quando comparadas com elas mesmas no início do trabalho, e com o grupo controle; os ganhos da intervenção serão mantidos ao longo de três meses; e a intervenção aumentará a adesão ao tratamento psiquiátrico.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GAUY, Fabiana Vieira. Treino de terapeutas-estagiários no atendimento de crianças ansiosas. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.