Busca avançada
Ano de início
Entree

FUNARTE e o INAP (Instituto Nacional de Artes Plásticas) no Desenvolvimento Cultural da Arte Brasileira Contemporânea nas Décadas de 70 e 80.

Processo: 08/01921-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes Plásticas
Pesquisador responsável:Marco Antonio Alves Do Valle
Beneficiário:André Guilles Troysi de Campos Andriani
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Política cultural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte Brasileira Contemporânea | Funarte | INAP(Instituto Nacional de Artes Plásticas) | políticas culturais | Fundamentos e Crítica das Artes

Resumo

Este projeto tem como objetivo levantar as relações, a política cultural do INAP (Instituto Nacional de Artes Plásticas) pertencente a FUNARTE com os artistas plásticos contemporâneos durante as décadas de 70 e 80, especificamente com os associados da ABAPP (Associação Brasileira dos Artistas Plásticos Profissionais). Sabemos através de pesquisa anterior (Iniciação Científica) que a FUNARTE e o INAP são fundamentais para a História da Arte Brasileira como os responsáveis pela institucionalização da Arte Contemporânea no país. Entender a inserção destes artistas no circuito paulista e carioca de arte, nos espaços pertencentes a FUNARTE e gerenciados pelo INAP, suas relações e reivindicações com a Instituição é de extrema relevância para uma maior compreensão da importância histórica, do legado da FUNARTE e do INAP no desenvolvimento da Arte Brasileira Contemporânea e para o estudo de políticas culturais destinadas às Artes Plásticas no Brasil.Para isto serão necessárias entrevistas com os Diretores do INAP no período (Iole de Freitas e Paulo Sérgio Duarte), com os artistas que participaram da ABAPP, além do levantamento de documentos no CEDOC (Centro de Documentação da FUNARTE) e arquivos de periódicos da época que contenham textos de críticos de arte (Paulo Venâncio Filho, Alberto Tassinari, Paulo Herkenhof, Ronaldo Brito entre outros.).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANDRIANI, André Guilles Troysi de Campos. A atuação da FUNARTE através do INAP no desenvolvimento cultural da arte brasileira contemporânea nas décadas de 70 e 80 e interações políticas com a ABAPP. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.