Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da metodologia de ligação cruzada combinada à espectrometria de massas na obtenção de dados estruturais de Proteínas.

Processo: 08/02049-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Fabio Cesar Gozzo
Beneficiário:Alana dos Reis Figueiredo
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Espectrometria de massas   Simulação de dinâmica molecular   Biologia estrutural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia Estrutural | Dinâmica Molecular | Espectrometria de massas | Ligação cruzada | Espectrometria de Massas

Resumo

O interesse em se conhecer a estrutura tri-dimensional de proteínas e complexos protéicos e as grandes dificuldades experimentais relacionadas às técnicas clássicas de caracterização estrutural desses sistemas, Cristalografia de Raios-X e Ressonância Nuclear Magnética, abriram precedentes para o desenvolvimento de metodologias empregando a Espectrometria de Massas (MS) no estudo da Biologia Estrutural.A utilização da técnica de ligação cruzada combinada à espectrometria de massas, XL + MS, tem sido bastante reportada como uma metodologia alternativa e conveniente para descrição de estruturas de baixa resolução de proteínas e complexos protéicos. A ligação cruzada é estabelecida entre grupos químicos específico por meio de compostos conhecidos como agentes de ligação cruzada (ALC). Tais compostos impõem restrições espaciais, de maneira que, apenas os grupos químicos específicos que estejam dentro de uma faixa bem definida de distância possam ser ligados. No entanto, a exatidão das informações obtidas por essa metodologia é dependente das informações relacionadas às características físicas do ALC, como o comprimento, a flexibilidade, o raio de ação, entre outras, dados ainda não bem estabelecidos na literatura. Dessa forma, faz-se necessário o desenvolvimento de estudos fundamentais sobre os agentes de ligação cruzada isolados e sob a influência de proteínas. No presente projeto de mestrado serão desenvolvidos estudos fundamentais sobre os ALC com o objetivo de avaliar a extensão das informações fornecidas por XL + MS, utilizando simulações de dinâmica molecular e experimentos de XL + MS.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FIGUEIREDO, Alana dos Reis. Estudo teorico e experimental de proteomica estrutural por espectrometria de massas acoplada a ligação cruzada. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química Campinas, SP.