Busca avançada
Ano de início
Entree

Fadiga no aço inox 15-5PH revestido por HVOF:aplicação em trem de pouso

Processo: 09/03022-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Herman Jacobus Cornelis Voorwald
Beneficiário:Gilson Silva Junior
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Assunto(s):Fadiga
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:fadiga | Materiais Metalicos, aços

Resumo

A fadiga é um importante parâmetro a ser considerado, em projetos de componentes aeronáuticos comumente submetidos a carregamentos cíclicos. Para trens de pouso além da resistência a fadiga, outros parâmetros importantes como desgaste e corrosão devem ser considerados para garantir o funcionamento e a integridade da peça. O aço 15-5 PH é utilizado em diverso componentes de eixos e articulações do trem de pouso na industria aeronáutica, devido a suas propriedades mecânicas. Aços inoxidáveis martensíticos e endurecíveis por precipitação são indicados para aplicações onde a combinação de resistência mecânica e à corrosão são requeridas. Entretanto, sua aplicação é restringida pela sua baixa resistência ao desgaste. Deste modo, e necessário a realização de um tratamento superficial que melhore sua dureza e resistência ao desgaste deste aço.[1]O cromo duro é o revestimento eletrodepositado mais usado para obter altos níveis de dureza, resistência ao desgaste e corrosão e baixo coeficiente de atrito, para aplicações na indústria aeronáutica. Entretanto devido à possibilidade de danos a saúde e ao meio ambiente que o processo de eltrodeposição do cromo gera em conseqüência do resíduo cr+6, crescentes regulamentações de restrições ambientais inviabilizarão economicamente a manufatura e o reparo deste processo. Com objetivo de otimizar parâmetros de resistência a fadiga, ao desgaste e a corrosão, o uso de pós cerâmicos e metálicos aplicados por HVOF como revestimento em trens de pouso, vem sendo estudado como uma possível alternativa .Neste trabalho serão comparados os resultados de resistência a fadiga com corpos de prova de aço inox 15-5PH revestidos com carbeto de tungstênio depositados por HVOF e revestidos com cromo duro eletrodepositado e tratados por shot peening para verificar a possibilidade do uso deste material em componentes estruturais aeronáutico. Microscopia eletrônica de varredura e óptica serão realizadas para estabelecimento dos padrões de fratura e análise de microestrutura, respectivamente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA JUNIOR, GILSON; VOORWALD, HERMAN J. C.; ODILA, MARIA; CIOFFI, HILRIO; GOMES, JFS; MEGUID, SA. EVALUATION OF HVOF SPRAYED WC-13Co-4Cr AND HARD CHROMIUM ELECTROPLATED ON STAINLESS STEEL 15-5PH FATIGUE STRENGTH. PROCEEDINGS OF THE 7TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON MECHANICS AND MATERIALS IN DESIGN (M2D2017), v. N/A, p. 12-pg., . (09/03022-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA JUNIOR, Gilson. Fadiga no aço inox 15-5PH revestido por HVOF: aplicação em trem de pouso. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Engenharia. Guaratinguetá Guaratinguetá.