Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos Mecanismos de Instabilidade em Solos Residuais de Biotita Gnaisse nas Regiões de Topo de Morro da Serra Quebra Cangalha, Município de Guaratinguetá, SP.

Processo: 09/03509-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Geotécnica
Pesquisador responsável:George de Paula Bernardes
Beneficiário:Mariana Ferreira Benessiuti Motta
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Assunto(s):Modelos matemáticos   Condutividade hidráulica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caracterização física | Condutividade hidráulica | Modelo Matemático | parâmetros de resistência | Solos residuais | Estabilidade de taludes

Resumo

O Vale do Paraíba é uma região de grande importância sócio-econômica para o Brasil por interligar as duas cidades que concentram a maior parcela do PIB do País: São Paulo e Rio de Janeiro. Devido a este fato, sua ocupação vem sendo feita de forma intensiva, onde cada vez mais obras de infra-estrutura estão sendo implantadas sem o conhecimento da fragilidade do meio físico. Neste contexto, é possível observar diversas situações de instabilidade nas encostas com processos de erosão e escorregamento. Para se obter uma melhor compreensão dos mecanismos que geram essas instabilidades, se faz necessário um conhecimento aprofundado das características geológicas e geotécnicas locais. A proposta deste projeto de pesquisa visa avaliar as características geológicas geotécnicas nas regiões do topo de morro, de modo a identificar os processos de instabilização que ocorrem nos períodos de chuva. Para isso, as atividades envolverão ensaios de laboratório e campo. No laboratório serão realizados ensaios para a caracterização completa das amostras e ensaios de cisalhamento direto para determinação dos parâmetros de resistência. No campo, serão determinadas as propriedades hidráulicas através do permeâmetro de Guelph e a resistência à penetração dos horizontes utilizando o Penetrômetro Dinâmico. O estudo dos possíveis processos de instabilidade será realizado utilizando-se o programa Shalstab.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOTTA, Mariana Ferreira Benessiuti. Estudo dos mecanismos de instabilidade em solos residuais de biotita-gnaisse da bacia do ribeirão Guaratinguetá. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Engenharia. Bauru Bauru.