Busca avançada
Ano de início
Entree

Contracepção em gatos domésticos: Uso do acetato de deslorelina

Processo: 09/11677-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Maria Denise Lopes
Beneficiário:Camila Louise Ackermann
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Biotecnologia da reprodução   Anticoncepção
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acetato de deslorelina | Contracepção | gatos domésticos | Biotecnologia da reproduçao

Resumo

Os objetivos da pesquisa são de avaliar o efeito contraceptivo do acetato de deslorelina (Suprelorin®) em felinos adultos machos e fêmeas e o retorno da atividade sexual destes animais, após a retirada do implante. Serão utilizados 15 gatos domésticos, adultos, púberes, 10 fêmeas e 5 machos. Durante 30 dias, as fêmeas serão observadas quanto ao comportamento sexual, realizadas citologias vaginais e dosagem de progesterona sérica. Nos machos, nesse período, serão realizadas duas avaliações andrológicas, com 15 dias de intervalo. A coleta de sêmen será realizada por eletreoejaculação. O sêmen será avaliado quanto ao seu volume, motilidade, morfologia e concentração espermática. Também será mensurada a testosterona sérica de cada macho. Após as avaliações andrológicas nos machos e na fase de interestro nas fêmeas, será iniciado o tratamento contraceptivo, com o implante de 4,7mg de acetato de deslorelina, por via subcutânea. Durante os 90 dias subsequentes, os animais continuarão a ser monitoradas quanto ao comportamento sexual, citologia vaginal e dosagens de progesterona sérica nas fêmeas e avaliações andrológicas e dosagens de testosterona sérica nos machos. Após o tratamento (90 dias) cada fêmea terá o seu implante retirado e será submetida ao protocolo de indução do estro. Cinco dias depois, as fêmeas serão submetidas a ovariosalpingohisterectomia e os corpos lúteos serão contados, a fim de se avaliar a taxa de ovulação. Também serão coletadas amostras dos ovários e útero para exames histológicos. Nos machos, será realizada orquiectomia unilateral, após retirada do implante e 60 dias após, o outro testículo será retirado. Ambos serão encaminhado ao exame histológico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ACKERMANN, Camila Louise. Uso do acetato de deslorelina como contraceptivo em gatos domésticos. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.