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School accountability e ambiente político: uma análise do impacto do IDEB sobre a alocação de recursos na escola

Processo: 09/12651-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia dos Recursos Humanos
Pesquisador responsável:Sergio Pinheiro Firpo
Beneficiário:Renan Gomes de Pieri
Instituição Sede: Escola de Economia de São Paulo (EESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Economia da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Economia da Educação | Economia da Educação

Resumo

Na década de 1990 e 2000 o ensino básico foi universalizado no Brasil, com ampliação na oferta de vagas nas escolas e taxas de frequência escolar acima de 96% (INEP, 2009) . Entretanto, o desafio que fica agora é como melhorar a qualidade do ensino nessas escolas e quais as melhores políticas públicas que trazem desenvolvimento nesse sentido.Com este intuito destacam-se os recentes processos de descentralização e introdução de sistemas de accountability no Brasil, com o intuito de adaptar o ensino às necessidades da localidade na qual a escola se insere e trazer a população para mais perto da escola, fazendo-a acompanhar e exigir as melhores práticas para que o ensino seja de qualidade. Nesse processo, a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) passou a permitir à população a possibilidade de ter informações mais precisas a respeito da gestão dos recursos escolares e assim poder pressionar de fato os agentes responsáveis por essa gestão. Mas, será que tal pressão tem sido efetivamente exercida? Este trabalho pretende avaliar esta questão. (AU)

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