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Liberdade sob tensão: negros e relações interpessoais na São Carlos pós-abolição

Processo: 09/54798-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Oswaldo Mario Serra Truzzi
Beneficiário:Rogério da Palma
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia econômica   Centro-Oeste paulista   Escravidão   Libertação de escravos   Escravos   Negros   Redes sociais (grupos sociais)   São Carlos (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Economia Cafeeira | Mercados De Trabalho | Negros | Oeste Paulista | Redes Sociais | Sociologia Economica

Resumo

Tratando-se do contexto das fazendas cafeeiras do Oeste Paulista, o processo histórico de implementação do trabalho livre é encarado como um período de redefinição da posição social dos ex-escravos. A política imigratória que trouxe uma quantidade sem precedentes de trabalhadores estrangeiros durante a virada do século XIX para o século XX é, por sua vez, quase sempre analisada como um dos pilares da subalternização dos libertos na pós-abolição. Estudos recentes, contudo, perceberam a presença de alguns negros nas principais atividades produtivas de diversas fazendas cafeeiras, sem desconsiderar a preferência nutrida pelos fazendeiros quanto à mão-de-obra imigrante. Através da coligação de fontes documentais nominativas e ancorando-se no conceito de redes sociais, pretende-se delimitar a trajetória relacional e ocupacional dos negros que se fixaram na economia cafeeira de São Carlos após o fim da escravidão, com o intuito de analisar a possível atuação de redes de relações interpessoais na inserção ocupacional destes sujeitos. Acredita-se que tal estudo possa ser útil para explicitar alguns dos mecanismos que operaram na construção social do mercado de trabalho livre do contexto abordado, bem como para se historicizar a experiência de parte dos ex-escravos. (AU)

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