Busca avançada
Ano de início
Entree

Ao rés da escrita: tensões na poesia de Armando Freitas Filho

Processo: 10/02978-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Viviana Bosi
Beneficiário:André Barbugiani Goldfeder
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Escrita (linguística)   Literatura brasileira   Poética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Armando Freitas Filho | Poesia brasileira contemporânea

Resumo

O objetivo fundamental deste trabalho é propor um percurso interpretativo de certa parcela da produção poética de Armando Freitas Filho pautado pela hipótese da presença nessa obra de um feixe de questões que nomeamos por meio da ideia de angústia da escrita. Com esta, nos referimos ao tratamento poético, situado em lugar privilegiado nos projetos poéticos desenvolvidos pelo autor, de uma reflexão acerca da escrita poética, arraigada na ideia da consciência da existência de uma limitação irredutível da escrita enquanto instrumento de apreensão do real. Nesse sentido, propomos um roteiro de leitura de poemas informado pela tentativa de mostrar em funcionamento a relação de tensão a partir da qual se estrutura tal projeto poético, que, do nosso ponto de vista, gira em torno da articulação da encenação de uma ânsia em apreender o mundo pela poesia a uma reflexão acerca da limitação inerente a essa empreitada. Partiremos da demonstração da presença continuada de tal tensão ao longo de diferentes momentos dessa trajetória poética, porém chamando a atenção para as diferentes modulações que sofreu e para os diferentes sentidos que assumiu dentro das diferentes poéticas desenvolvidas pelo poeta carioca, e buscando elucidar de que maneira essa proposta repercute nas propostas de concepção formal e temática de poemas e livros. Trabalharemos derivando linhas de leitura a partir da série "numeral" (publicada em Numeral / nominal [2003], Raro Mar [2006] e Lar, [2009]) com vistas a acessar questões e soluções que, apresentando-se em configuração fortemente adensada nesse primeiro corpus, marcam presença crucial em longa vida (1982), Cabeça de homem (1991), Duplo cego (1997) e Fio terra (2000). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOLDFEDER, André Barbugiani. Ao rés da escrita: tensões na poesia de Armando Freitas Filho. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.