Busca avançada
Ano de início
Entree

Junções GAP no ovário de Rhynchosciara americana: Caracterização molecular, localização e perfil de expressão de inexina 4

Processo: 10/04282-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Glaucia Maria Machado Santelli
Beneficiário:Natalia Bazán Palomino
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Junções Gap   Desenvolvimento   Rhynchosciara americana   Inexinas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Inexinas | Junções gap | Rhynchosciara americana | Desenvolvimento

Resumo

A pesquisa com diferentes sistemas modelos tem contribuído amplamente para o conhecimento dos princípios básicos da biologia e também detalhes específicos da interação entre genes, regulação gênica e biologia do desenvolvimento. O modelo biológico Rhynchosciara americana coloca-se como um sistema que vem contribuindo cada vez mais para o conhecimento da biologia celular por apresentar algumas vantagens práticas que o transforma em um sistema bastante utilizado entre os dípteros. O estudo do ovário de Rhynchosciara americana se mostra interessante por apresentar características próprias, entre elas, o desenvolvimento sincrônico dos ovócitos e o fato que de cada um deles está associado a uma única e gigante célula nutridora. No entanto, pouco é conhecido sobre genes envolvidos tanto na manutenção da homeostase como na comunicação entre as células que se desenvolvem sincronicamente durante a ovogênese. Em invertebrados, os canais intercelulares que permitem adesão e comunicação direta entre duas células são denominados de inexinas. Portanto, este projeto visa o estudo mais detalhado de um gene envolvido na comunicação celular (inexina 4) no ovário de Rhynchosciara americana, que apresenta localização preferencial em linhagens germinativas, além da caracterização de outro gene que tem participação em outros tecidos e não nas linhagens germinativas (inexina 7).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NEVES, JORGE HENRIQUE; REZENDE-TEIXEIRA, PAULA; PALOMINO, NATALIA BAZAN; MACHADO-SANTELLI, GLAUCIA MARIA. Molecular and morphological approach to study the innexin gap junctions in Rhynchosciara americana. OPEN BIOLOGY, v. 11, n. 11, . (12/03370-0, 10/04282-2, 13/15654-6)