Busca avançada
Ano de início
Entree

Acolhimento da pessoa em sofrimento psíquico na estratégia de saúde da família

Processo: 10/04763-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Alberto Olavo Advincula Reis
Beneficiário:Moacyr Miniussi Bertolino Neto
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde da família   Saúde mental   Estratégia saúde da família   Sofrimento psíquico   Acolhimento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atenção psicossocial | Saúde Coletiva | saúde da família | Saúde Mental | Saúde Pública | Saúde Mental

Resumo

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) se apresenta como um instrumento usado para a atenção em saúde mental por se constituir de equipamentos territoriais, comunitários que se integram à rede de saúde facilitando dessa forma ações intersetoriais de inclusão social de pessoas em sofrimento psíquico. Mostrando-se, cada vez mais, como a principal e melhor ligação das comunidades com o sistema de saúde. Tornando-se indispensável indagar que tipo e qual a qualidade do acolhimento oferecido nesses equipamentos de saúde. O estudo propõe a investigação das ações realizadas na ESF, possuindo como informantes os profissionais que atendem a população nestes equipamentos de cinco cidades do estado de São Paulo. Objetivo: Caracterizar, de acordo com os profissionais das equipes de saúde da família, os processos de acolhimento aos quais as pessoas em sofrimento psíquico são submetidas na ESF. Método: A investigação utilizará o conjunto dos dados gerados a partir de questões do protocolo referentes à capacitação, acolhimento e ações em saúde mental na ESF da pesquisa Condições de Acolhimento e Resolutividade de Problemas de Saúde Mental Infanto-Juvenil na Estratégia de Saúde da Família (REIS, 2009). O campo será definido por quatro tipos de municípios que envolvem as três Regiões Metropolitanas e o Interior do Estado de São Paulo. No estudo foi optado pela utilização do método transversal, que possibilitará a visualização da capacidade atual de acolhimento da ESF e evidenciará os processos existentes, no momento que as pessoas em sofrimento psíquico são submetidas na ESF. E como se trata de uma pesquisa dividida por conglomerados, permitirá também diversas comparações e análises entre os conglomerados. Obtendo assim um conjunto de informações capazes de fornecer subsídio à geração conhecimento voltado à compreensão da realidade do acolhimento dos sujeitos em sofrimento psíquico atendidos pela Estratégia de Saúde da Família. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERTOLINO NETO, Moacyr Miniussi. Atenção em saúde mental: identificação e acompanhamento de pessoas com problemas de saúde mental por equipes da Estratégia de Saúde da Família. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR) São Paulo.