Busca avançada
Ano de início
Entree

Inclusão escolar e planejamento educacional individualizado: avaliação de um programa de formação continuada para educadores

Processo: 10/05729-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Enicéia Gonçalves Mendes
Beneficiário:Gabriela Tannús Valadão
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Consultoria colaborativa   Formação continuada do professor   Planejamento educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:consultoria colaborativa | Formação continuada de professores | Pesquisa ação colaborativa | Planejamento Educacional Individualizado | Educaçao Especial

Resumo

Em vários países que adotam políticas de inclusão escolar existe um dispositivo, geralmente assegurado na legislação, denominado Planejamento Educacional Individualizado (PEI), cuja finalidade é garantir o acompanhamento do percurso dos estudantes em situação de deficiência ao longo do seu processo de escolarização. No Brasil ainda não há dispositivos na legislação federal que garantam que tais estudantes tenham um PEI baseado em suas peculiaridades. O presente estudo parte do problema de como qualificar estes professores para esta tarefa. Assim, o objetivo será desenvolver, implementar e avaliar, um programa de formação continuada para professores de Educação Especial, com foco no PEI para estudantes em situação de deficiência, em uma rede municipal de ensino. O estudo será realizado com professores de Educação Especial e familiares dos estudantes em situação de deficiência. A metodologia, baseada na pesquisa-ação colaborativa, envolverá cinco etapas: 1) condução dos procedimentos éticos; 2) diagnóstico da situação inicial dos procedimentos de avaliação e planejamento educacional do município; 3) desenvolvimento do programa de formação; 4) implementação do programa, e 5) avaliação da validade social do programa. Os procedimentos de coleta de dados serão baseados em análise documental, observação e registro em diários de campo, filmagens e entrevista coletiva com grupos focais. A análise dos dados, pautada na análise de conteúdo, será realizada a partir da triangulação dos dados obtidos dos documentos, dos diários de campo, das filmagens das reuniões e dos relatos das entrevistas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)