Busca avançada
Ano de início
Entree

Concretos refratarios aluminosos espinelizados.

Processo: 06/53583-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2008
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Victor Carlos Pandolfelli
Beneficiário:Mariana de Albuquerque Lima Braulio
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Óxido de magnésio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Concretos Refretarios | Espinelizacao | Oxido De Magnesio

Resumo

O crescente nível de produção do setor siderúrgico e a constante busca pelo aumento de qualidade do aço demandam a utilização de materiais com superior desempenho. Neste contexto, destaca-se o extenso uso de concretos refratários, dada a sua versatilidade de produção e aplicação. Uma das matérias primas mais importantes na formulação destes materiais é a magnésia, devido à sua elevada refratariedade e resistência à corrosão em meios básicos. Nesta classe de produtos, uma importante ramificação são os concretos espinelizados, que apresentam vantagens como a capacidade de acomodação de elementos deletérios da escória sem a perda da sua integridade estrutural, além de elevada resistência mecânica. Diversos são os desafios para a otimização deste sistema. O "primeiro problema encontrado se relaciona à hidratação do MgO, podendo danificar a estrutura do material, além de dificultar diversas etapas de seu processamento. Adicionalmente, a formação de espinélio in-situ possui caráter expansivo, necessitando de extenso controle. Este projeto apresenta como objetivos principais a geração de mecanismos de controle da hidratação da magnésia, aumento da resistência mecânica com o aumento de temperatura e garantir uma espinelização controlada durante a sinterização. Feito isso, pode-se aproveitar as vantagens decorrentes da espinelização, contribuindo para a melhoria do desempenho e eficiência destes materiais, quando utilizados na indústria siderúrgica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRAULIO, MARIANA A. L.; CASTRO, JOSE F. R.; PAGLIOSA, CARLOS; BITTENCOURT, LUIS R. M.; PANDOLFELLI, VICTOR C.. From macro to nanomagnesia: Designing the in situ spinel expansion. Journal of the American Ceramic Society, v. 91, n. 9, p. 3090-3093, . (06/53583-0)