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Conceitos alternativos sobre equilíbrio químico e suas consequências no aprendizado de bioquímica: diagnóstico e intervenções recuperatórias.

Processo: 10/11608-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Bayardo Baptista Torres
Beneficiário:Erik Montagna
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Equilíbrio químico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conceitos Alternativos | Ensino de Bioquímica | equilibrio quimico | Perfil conceitual | Ensino de Bioquímica

Resumo

Grupos de pesquisa em ensino de bioquímica, patrocinados pela International Union of Biochemistry and Molecular Biology (IUBMB) procuram, atualmente, inventariar os conceitos-chave fundamentais para o ensino de bioquímica, face à grande expansão de conhecimentos. Um desses conceitos é o de equilíbrio dinâmico, pela sua ubiquidade (sistema tampão, reversibilidade e sentido das reações, conceito de energia livre padrão e energia livre, cinética enzimática, regulação alostérica, potencial de redução, entre outros). Dada a importância dos conceitos fundamentais para a construção de novos conhecimentos, é necessário que eles não estejam distorcidos por conceitos alternativos. Como há notável escassez de dados sobre equilíbrio químico no aprendizado de bioquímica, este projeto propõe, (1) prospecção de conceitos alternativos bioquímicos; (2) proposição de estratégias instrucionais que corrijam ou atenuem os conceitos encontrados. Para a consecução do item (2) será desenvolvido um software que simule situações de equilíbrio químico contextualizados nos tópicos de bioquímica. Estarão disponíveis ao usuário a representação da equação química do sistema, a representação de um modelo de partículas (simulando os eventos microscópicos que ocorrem no sistema) e a sua representação na forma gráfica, indicando a variação da concentração das espécies em função do tempo. O software será construído com perspectiva de utilização online e será desenvolvido nas plataformas Java Script, html, CSS e Adobe Flash, compatível com padrões tecnológicos internacionais (World Wide Web Consortium).

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONTAGNA, Erik. Conceitos alternativos sobre equilíbrio químico e suas consequências no aprendizado de bioquímica: diagnóstico e intervenções recuperatórias. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.