Busca avançada
Ano de início
Entree

O desenho de observação como método de aprendizado da arquitetura e de projeto.

Processo: 10/13715-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Anália Maria Marinho de Carvalho Amorim
Beneficiário:Fábio Ferreira Lins Mosaner
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Desenho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquitetura e Urbanismo | Desenho | Ensino de Projeto de Arquitetura | Ensino de Projeto de Arquitetura

Resumo

O tema da pesquisa é a relação do desenho de observação com o ensino e aprendizagem da arquitetura e do projeto de arquitetura. Para tanto, pretende-se investigar como o recurso do exercício sistematizado do desenho de observação de obras de arquitetura e de seu contexto na cidade pode ser utilizado no ensino da arquitetura e do projeto. Elegemos dois edifícios na cidade de São Paulo para serem os condutores desta proposta: O SESC - Pompéia e a Pinacoteca do Estado. Pretendemos aplicar os exercícios de desenho de observação das duas obras em um curso de graduação e simultaneamente realizar os desenhos das obras. A partir do material produzido, estudaremos sua evolução e contribuição ao aprendizado dos alunos. Serão feitas pesquisas bibliográficas e iconográficas de diversos desenhos de observação de outros arquitetos, para serem usados como suporte para as aulas. O estudo da evolução histórica do uso do desenho no ensino da arquitetura é de suma importância para a nossa pesquisa, tema debatido constantemente durante todo o século XIX e início do século XX na Europa, com reflexos importantes no ensino das Belas Artes e Liceus no Brasil. Este panorama é fundamental para subsidiar nossa pesquisa.Em seguida, avaliaremos a experiência por meio da condução de uma pesquisa qualitativa (com uso da técnica de discussão em grupo) junto aos alunos e professores envolvidos, e posteriormente desenvolveremos uma reflexão comparando os desenhos elaborados no curso, tanto do ponto de vista da evolução individual como da diversidade de pontos de vista sobre a mesma obra. Ao mesmo tempo em que os próprios produtos do exercício, os cadernos de desenho, gerarão novos materiais iconográficos das obras escolhidas nesta pesquisa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOSANER, Fábio Ferreira Lins. O desenho como método de estudo: Antônio Luiz Dias de Andrade e a arquitetura do Vale do Paraíba. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI) São Paulo.