Busca avançada
Ano de início
Entree

O corpo e a casa: Etnografias de jovens infratores no contexto socioeducativo

Processo: 10/02724-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Francirosy Campos Barbosa
Beneficiário:Tatiana Molero Giordano
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Eficiência   Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação CASA)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:antropologia da performance | Arte | Coreodramaturgia | Fundação CASA | Jovens infratores | Performance

Resumo

Proponho investigar por meio da observação participante as oficinas de arte aplicadas aos adolescentes que cumprem medidas sócio-educativas nas unidades de internação da Fundação C.A.S.A., com o objetivo de analisar esse cenário como "drama social". Para alcançar este intuito, pretendo utilizar o instrumental da Antropologia da Performance como metodologia de pesquisa focando principalmente nas etapas propostas por Victor Turner (1987) sobre a estrutura do drama social e os pontos de contatos (sequências) de Richard Schechner (1985).Os adolescentes na faixa etária de 12 a 18 anos, cumprem medidas sócio-educativas, dentro dos chamados "modelos pedagógicos contextualizados" conforme determinação da unidade de internação (UI) ou a gravidade do ato infracional cometido.Em 2009, como professora de dança e teatro na Fundação C.A.S.A. unidade Guarulhos I, observei as dificuldades cognitivas e de re-socialização dos adolescentes frente aos modelos sócio-educativos disponíveis (Modelo Pedagógico Contextualizado e Comunidade Terapêutica). O conhecimento prévio a respeito deste cenário social e o embasamento teórico sobre o conceito de estética aplicado as artes corporais, permitiu a análise do "corpo que chega" e "do corpo que sai" das aulas, sobressaltando aos olhos a relação estética entre a postura corporal e a atitude do adolescente. Observação que possibilitou a reflexão sobre a importância da arte na formação e treino dos jovens para o exercício da cidadania, enquanto postura e atitude social. Palavras-Chave: Coreodramaturgia, Arte, Antropologia da Performance, Jovens infratores, Fundação CASA.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)