Busca avançada
Ano de início
Entree

A educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental: um estudo sobre as práticas escolares

Processo: 10/04392-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Cristina de Senzi Zancul
Beneficiário:Talita Mazzini Lopes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Educação ambiental   Ensino fundamental   Escolas   Práticas pedagógicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Ambiental | Ensino Fundamental | escolas | Projetos | Educação ambiental escolar

Resumo

Na perspectiva de conhecer como a Educação Ambiental vem sendo trabalhada no âmbito escolar, o presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas desenvolvidas em escolas do município de Araraquara-SP, selecionadas para a pesquisa. Serão realizadas entrevistas abertas, com roteiro semi-estruturado, com os coordenadores pedagógicos e com os docentes que participam de projetos de educação ambiental, a fim de identificar os temas trabalhados, os tipos de atividades incluídas e o modo como essas atividades são realizadas. Serão investigadas, também, a formação dos professores envolvidos, bem como suas concepções sobre o trabalho com Educação Ambiental. Por meio de análise documental, serão analisados tanto os planos de ensino dos professores, quanto o projeto político-pedagógico das unidades escolares que farão parte da pesquisa, com o intuito de verificarmos seus fundamentos e propostas em relação à EA. Estão previstas, ainda, observações diretas das atividades em EA realizadas pelos professores, nas escolas estudadas. As informações serão organizadas em categorias, procurando-se identificar tendências e padrões relevantes. Os resultados serão analisados com base no referencial teórico do estudo, que será construído continuamente, durante todo do trabalho e comparados com os de outros estudos sobre o tema. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Talita Mazzini. A Educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental em uma escola do campo: um estudo sobre as práticas escolares. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.