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Fundamentos da teoria histórico-cultural para a competência em informação no contexto escolar

Processo: 10/14728-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2013
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:Helen de Castro Silva Casarin
Beneficiário:Amanda Sertori dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Competência informacional   Teoria histórico-cultural   Ensino fundamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Competência em informação | Ensino Fundamental | habilidades informacionais | Teoria de aprendizagem | Teoria Histórico-Cultural | Competência em Informação

Resumo

Considerando que a competência em informação visa o desenvolvimento de habilidades e valores morais para o uso da informação, os quais podem se dar por meio da realização de programas de atividades específicos, é sugerido que esse desenvolvimento se inicie nas séries iniciais da escolarização para que os indivíduos se familiarizem com o universo informacional. Sinaliza-se que a grande parte dos programas de atividades é fundamentada na teoria construtivista, que, no contexto brasileiro, tem em Jean Piaget e seus estágios de desenvolvimento cognitivo, sua principal abordagem. Essa teoria é criticada por alguns autores por delimitar a aprendizagem em estágios estabelecidos por fatores biológicos, restringindo, assim, as possibilidades de avanços na aprendizagem. Por outro lado, a teoria a teoria histórico-cultural iniciada por Lev Semionovitch Vigotski, considera a influência do contexto social do indivíduo na sua aprendizagem. Desse modo, parte-se da lacuna de literatura a respeito da aplicação da teoria histórico-cultural à competência em informação, para propor a realização desta. Objetiva-se, dessa maneira, fornecer subsídios teóricos acerca da teoria histórico-cultural para a prática do bibliotecário no ensino da competência em informação.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Amanda Sertori dos. Fundamentos da teoria histórico-cultural para a competência em informação no contexto escolar. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.