Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da mobilização mandibular inespecífica sobre o equilíbrio estático nas disfunções temporomandibulares - Um estudo piloto.

Processo: 10/17801-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Daniela Aparecida Biasotto-Gonzalez
Beneficiário:Eric Edmur Camargo Arruda
Instituição Sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Memorial. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Articulação temporomandibular   Equilíbrio postural   Modalidades de fisioterapia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Articulação Temporomandibular | equilibrio postural | Modalidades de Fisioterapia | Avaliação e Reabilitação do Sistema Estomatognático

Resumo

As alterações dos músculos mastigatórios, do pescoço e as características oclusais são fatores causais para os desequilíbrios das cadeias posturais, promovendo alterações no Centro de Pressão (COP), demonstrando que terapias que visem o restabelecimento oclusal podem induzir a uma reestruturação do equilíbrio corporal. O objetivo deste estudo é investigar a influência da mobilização mandibular inespecífica, logo após sua realização, sobre o COP nas direções ântero-posterior e médio-lateral em voluntários com disfunção temporomandibular, com características de deslocamento do disco da ATM com redução e/ou sem redução. As alterações mandibulares podem comprometer o equilíbrio e o centro de pressão podálicos, onde a partir de uma reprogramação dos receptores sensitivos utilizando técnicas de manipulação e/ou mobilização corporal, é possível reprogramá-los para a restauração do equilíbrio corporal-global do sistema neuro-muscular e assim melhorar a postura corporal e suas derivações. Os voluntários serão diagnosticados utilizando os Critérios Diagnósticos para Pesquisa das Desordens Temporomandibulares (RDC/TMD). Sendo realizada técnica de mobilização mandibular inespecífica, a avaliação será antes e imediatamente após a referida mobilização, utilizando uma plataforma de pressão a qual permite registrar as oscilações corporais (nos eixos X e Y) durante o tempo de contato do pé com o solo em posição ereta, estática ou dinâmica nas direções ântero-posterior e médio-lateral. Os dados serão organizados em tabelas e gráficos de acordo com médias e desvios-padrão para cada variável e serão submetidos a testes estatísticos com (p<0,05).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)