Busca avançada
Ano de início
Entree

Tempo físico e tempo vivido: um estudo sobre a epistemologia do tempo na obra de Piaget

Processo: 10/17634-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 20 de janeiro de 2012
Data de Término da vigência: 19 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Marcelo Carbone Carneiro
Beneficiário:Marcelo Carbone Carneiro
Pesquisador Anfitrião: Silvia Alicia Parrat-Dayan
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université de Genève, Suíça  
Assunto(s):Epistemologia   Psicologia   Pedagogia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | Educação para a ciência | Epistemologia Genética | psicologia da educação | psicologia genética | Educação Científica

Resumo

Leitura de textos, conversas e participação em atividades acadêmicas desenvolvidas na Université de Genève e nos Archives Jean Piaget. O estágio de Pós-doutoramento possibilitará colóquios com membros do archives e da Université de Genève, acesso a inéditos de Piaget e discussões com especialistas sobre a Epistemologia, Psicologia e Pedagogia dos textos de Piaget.Pesquisar nos archives textos que tratem do tempo físico, que diz respeito à composição necessária para explicar o mundo exterior ou a realidade material e ao tempo psicológico, que diz respeito ao tempo vivido, isto é, as vivências humanas sobre a passagem do tempo. Cabe-nos a indagação: Como os dois se articulam? Tanto no tempo físico, como no psicológico, a duração depende das velocidades e do trabalho realizado. As noções temporais elementares não procedem do sentimento interior, mas dos resultados mesmos das ações. Desenvolver pesquisar sobre a distinção entre tempo psicológico e tempo físico na obra de Piaget à luz de uma série de debates de Piaget com a Filosofia (Kant, Bergson e Merleau-Ponty), com a História da Ciência (Aristóteles, Newton e Einstein) e suas implicações para a Educação (defesa de uma escola ativa e democrática). É essa a investigação que pretendemos empreender no maior centro de estudos e acesso a materiais sobre a obra de Piaget. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)