Busca avançada
Ano de início
Entree

Princípios educativos e didáticos na teoria histórico-cultural para a atividade pedagógica e o ensino da educação física.

Processo: 10/15388-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Manoel Oriosvaldo de Moura
Beneficiário:Carolina Picchetti Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Didática   Teoria histórico-cultural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino da educação física | Organização do Ensino | Teoria Histórico-Cultural | Didática

Resumo

Apoiados em princípios educativos desenvolvidos pela teoria histórico-cultural defendemos que o ensino escolar tem como objetivo organizar e sistematizar os conhecimentos teóricos referentes à disciplina ou área do conhecimento estudada, contribuindo, assim, para que os educandos formem uma nova qualidade do pensamento: o pensamento teórico. A intenção da presente pesquisa é a de investigar e sistematizar os processos de organização do ensino e os modos de ação do docente possíveis e necessários para a formação do pensamento teórico nos educandos, referenciados na elaboração de princípios educativos e didáticos a partir da teoria histórico-cultural. Para atingir o objetivo proposto realizaremos uma pesquisa bibliográfico-conceitual, através da análise das obras dos autores de referência da teoria histórico-cultural, e didático-experimental, através de um experimento didático em que analisaremos - junto com professores de educação física da rede pública - os conceitos considerados centrais para o ensino dessa disciplina na escola, conceitos esses não apenas declarados, mas, também, explicitados a partir da organização de atividades de ensino.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO, Carolina Picchetti. A atividade pedagógica da educação física: a proposição dos objetos de ensino e o desenvolvimento das atividades da cultura corporal. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.