Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao das especies de vibrios isoladas em amostras de agua, plancton e bivalves da zona litoranea do estado de sao paulo.

Processo: 10/52676-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2011
Data de Término da vigência: 09 de janeiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Ana Clara Guerrini Schenberg
Beneficiário:Lígia Carolina Lavezzo
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiversidade   Resistência microbiana a medicamentos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise De Riscos | Biodiversidade | Ecossistema Marinho | Ml Sa | Resistencia A Antibioticos | Vibrios

Resumo

Os microrganismos são essenciais para o meio ambiente e contribuem para a estabilidade de ecossistemas. No ecossistema marinho, os microrganismos são os organismos mais numerosos, possuindo a maior diversidade genética existente e a maior parte das espécies ainda permanece desconhecida. Entretanto, sabe-se que as bactérias do gênero Vibrio são autóctones do ecossistema e que eventualmente poderiam ser patogênicos apresentando perigo para a saúde humana e animal. No Brasil, pouco se sabe a respeito da distribuição destas populações e outras espécies de Vibrios nos ambientes costeiros, e do risco que estas podem representar, por isso é necessário direcionar estudos apropriados a fim de caracterizar os perigos micro biológicos presentes nos ecossistemas marinhos, para a prevenção de surtos pelo consumo de alimentos e do uso recreacional, bem como compreender suas relações ecológicas e definir melhor sua taxonomia. A proposta deste estudo será caracterizar 150 cepas de Vibrio spp, isoladas entre os anos de 2005 e 2007, de amostras de água, plâncton e bivalves coletadas na Baixada Santista, Canal de São Sebastião e Ubatuba, analisar a resistência a antibióticos, os fatores associados à virulência e identificação fenotípica e genotípica, além de relacionar os resultados obtidos com as diferenças espaciais e presença de atividades antropogênicas existentes nos locais analisados. Para tanto, serão realizadas metodologias do Teste Bioquímico API20E, Teste de Difusão em Disco, para determinar a resistência aos antibióticos, PCR para os genes CTXA, tepA, hlyA, TDK, TRH, VV oligo, para verificar a presença de fatores associados à virulência, e MLSA , para a análise filogenética. Desta forma, este trabalho permitirá a identificação, caracterização e distribuição de espécies de Vibrios dentre a diversidade de microrganismos presentes no litoral do Estado de São Paulo, bem como avaliar o perigo da presença das 3 espécies de Vibrio isoladas de 3 ecossistemas marinhos do Estado de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LAVEZZO, Lígia Carolina. Caracterização das especies de vibrios isoladas em amostras de água do mar, plâncton e bivalves da zona litorânea do Estado de São Paulo.. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.