Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do jornal UNESP em 21 anos de história

Processo: 06/57478-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Jornalismo Científico
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Waldomiro de Castro Santos Vergueiro
Beneficiário:Cinthia Leone Silva dos Santos
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. Reitoria, Brasil  
Assunto(s):Jornalismo científico   Divulgação científica   Opinião pública   Análise do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Divulgacao Cientifica | Estudo De Recepcao | Feedback | Jornalismo | Jornalismo Cientifico

Resumo

A pesquisa aqui proposta pretende realizar um trabalho científico inédito na Universidade Estadual Paulista (UNESP): analisar a resposta do público-alvo ao Jornal UNESP, o principal veículo de comunicação interna da instituição, editado pela Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI). Nosso principal desafio é verificar se o jornal responde às expectativas do leitor, se a demanda por informações é atendida e se ele é identificado pelo público como um espaço noticioso interativo. Em toda a imprensa, a receptividade junto ao interlocutor é um fator de relevância nas redações. Nos veículos com mais infra-estrutura, há profissionais de comunicação que se dedicam exclusivamente a estudar a recepção do público. Para tanto, normalmente são analisados cupons promocionais contendo algum questionário sobre a publicação ou as cartas enviadas às redações. Estudando esse material pode-se descobrir, por exemplo, os assuntos que mais interessam aos leitores, o entendimento e a receptividade das matérias. Outro objeto de análise é a relação entre a venda de publicações e suas respectivas capas. Por não ter finalidade comercial, o Jornal UNESP não pode se utilizar desses métodos para analisar o feedback. A forma que será utilizada para descobrir qual a visão do leitor sobre o jornal será a pesquisa de opinião somada à análise do discurso do próprio jornal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)