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Apoio de projeto técnico-mecânico do Túnel de Choque Hipersônico vinculado ao projeto de pesquisa Investigação Experimental Preliminar em Combustão Supersônica

Processo: 08/06748-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2008
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2008
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Propulsão Aeroespacial
Pesquisador responsável:Paulo Gilberto de Paula Toro
Beneficiário:José Adeildo dos Santos Assenção
Instituição Sede: Instituto de Estudos Avançados (IEAv). Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/00525-7 - Investigação experimental preliminar em combustão supersônica, AP.R
Assunto(s):Escoamento hipersônico   Escoamento supersônico   Combustão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Túnel de Choque Hipersônico | Projeto Técnico-Mecânico

Resumo

O projeto do túnel de choque hipersônico T3, financiado pela FAPESP e iniciado em 2005, objetiva a possibilidade de estudar o processo de combustão do ar atmosférico com combustível (Hidrogênio) sem a presença de contaminantes oriundos dos gases do reservatório de alta pressão, como exposto no projeto de pesquisa vinculado. O Túnel de Choque Hipersônico T3 inaugurado em 15 de Dezembro de 2006, capaz de simular as altas entalpias existentes em escoamento de ar em velocidades hipersônicas, está sendo qualificado para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e em Testes e Avaliação (T&A). Entretanto, observaram-se determinadas situações indesejadas, que necessitam serem revistas, que se referem aos seguintes componentes: 1) Seção de Duplo Diafragma (DDS), com o projeto de sistema hidráulico para a abertura e fechamento para troca dos diafragmas do DDS, eliminando os problemas de vazamento de gases do reservatório de alta pressão (driver), e o danos provocados pelas pétalas dos diafragmas na seção cilíndrica interna do reservatório de baixa pressão (driven); 2) ligação da Seção Pesada com Tanque de Vácuo, com o projeto de um berço para troca rápida sem desalinhamento das seções dos reservatórios Driver e driven com o tanque de exaustão. Além disso, deverá ser realizado a) projeto da câmara de combustão do veículo hipersônico 14-X para ser ensaiado no túnel T3; b) Projeto do novo suporte rake para investigação da qualidade do escoamento hipersônico na seção de teste do túnel T3; c) Projeto do flange de adaptação das janelas de Quartzo de 12 polegadas de diâmetro para visualização schlieren e técnica de diagnóstico de Espectroscopia de absorção com laser de diodo. Esta revisão e complementação do projeto do túnel T3 estarão sendo realizadas com o aditivo solicitado. Finalmente, o programa de atividades de treinamento inclui dois alunos da escola técnica CEPHAS, contendo: projeto de dispositivos para o túnel de choque hipersônico T3 (FAPESP processo nº 04/00525-7); projeto de dispositivos para o Laboratório; operação dos túneis hipersônicos T1, T2 e T3; projeto de modelos para pesquisa em combustão supersônica para realização em túneis hipersônicos e compressor de pistão livre.

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