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Viabilização técnico-economica de processos avançados de usinagem na fabricação de aeronaves leves

Processo: 08/08569-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2008
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2008
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Rosenda Valdés Arencibia
Beneficiário:Larissa Zanin de Oliveira
Vinculado ao auxílio:05/55872-6 - Viabilização técnico-econômica de processos avançados de usinagem na fabricação de aeronaves leves, AP.PIPE
Assunto(s):Processos de fabricação   Gráficos de controle
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Graficos de Controle | processos de fabricação | puncionadeiras | usinagem a laser | Processos de fabricação

Resumo

O objetivo deste projeto é a avaliação e implantação do uso em linha de produção de técnicas de corte a laser e a água com abrasivos. Para tanto, será realizado um estudo técnico-econômico dos processos de usinagem mencionados; as variáveis que afetam os custos dos processos serão identificadas e estudadas; curvas de custos serão traçadas em função do número de furos para definir qual dos processos ou que combinação entre eles permite fabricar com o menor custo, quantos furos poderão ser usinados antes do processo de montagem e quantas chapas serão usinadas simultaneamente, durante uma operação de furação convencional. Será efetuada uma análise contínua e o controle dos processos e dos produtos utilizando-se de métodos estatísticos de controle de qualidade. Neste sentido, decisões serão tomadas.Nesta etapa do projeto, a avaliação dos processos de usinagem mencionados será efetuada através da fabricação de um dos componentes da aeronave, especificamente o flap, que com dimensões reduzidas e simplicidade facilitará a viabilização desta tecnologia. A fabricação e montagem deste conjunto apresentam alguns aspectos que são de vital interesse e, portanto, serão também investigados neste projeto. Desta forma, são definidos outros objetivos, tais como: Estudo do deterioro das chapas durante a conformação; Estabelecimento e verificação de tolerâncias de posicionamento dos furos visando uma montagem rápida, sem re-trabalho, a intercambiabilidade das partes e precisão e funcionamento adequados; Definição de uma estratégia de montagem do conjunto a fim de evitar, entre outros aspectos, a deformação das chapas; Definição de ferramentas que permitam controlar o processo estatisticamente.Ao finalizar o projeto, os seguintes resultados são esperados: incorporação à linha de produção de aeronaves de técnicas modernas de usinagem; redução da mão de obra necessária para construção da aeronave; redução do grau de especialização da mão de obra remanescente; aumento da qualidade e intercambiabilidade das peças; redução de espaço físico necessário na produção; redução do número de dispositivos de montagem; flexibilidade de demanda e fabricação com baixo custo.O sucesso da incorporação desses processos na produção do flap qualificará a empresa para a segunda etapa do projeto, que consiste da fabricação e montagem de peças de elevada complexidade e grandes dimensões, a exemplo da asa, empenagens, aileron, etc..

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