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O uso de tecnologia informática e materiais manipuláveis em geometria no ensino fundamental

Processo: 09/00953-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Miriam Godoy Penteado
Beneficiário:Maria Dirlene da Silva Cattai
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/03559-0 - O uso de tecnologia informática e materiais manipuláveis em geometria no ensino fundamental, AP.EP
Assunto(s):Geometria   Educação matemática   Informática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação matemática | Ensino de geometria | informática e educação matemática | laboratório de matemática | Educação Matemática

Resumo

A pesquisa aqui proposta se insere na região de inquérito sobre o uso de tecnologia de informação e comunicação (TIC) e materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem de Geometria. Pretende-se com ela, analisar as possibilidades do uso desses recursos para organização de ambientes de aprendizagem que privilegiem uma atitude investigativa por parte do professor e do aluno, bem como as demandas que tal uso traz para o trabalho e a formação docente. A pesquisa tem a seguinte pergunta diretriz: Como se configura o ensino e aprendizagem de Geometria na escola a partir do uso de TIC e de materiais manipuláveis?O objetivo do projeto é encontrar subsídios para a melhoria do ensino e aprendizagem de Geometria na escola pública, por meio do uso de tecnologia informática e materiais manipuláveis. Ele será composto por três fases: planejamento, aplicação e avaliação. A primeira delas constitui em momentos de estudo, elaboração, adaptação e discussão das atividades a serem desenvolvidas. A segunda está destinada à aplicação destas atividades com os alunos de 5ª à 8ªs séries da escola EE Profª Heloisa Lemenhe Marasca. A terceira fase será para avaliar, reformular e publicar os resultados. Para isso, foi estabelecida uma parceria entre professoras de Matemática desta escola e pesquisadores vinculados à Universidade Estadual Paulista. A relevância deste trabalho consiste em produzir conhecimento sobre como lançar mão de recursos computacionais e materiais manipuláveis para o ensino de Geometria. (AU)

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