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O uso de tecnologia informática e materiais manipuláveis em geometria no ensino fundamental

Processo: 09/00993-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Miriam Godoy Penteado
Beneficiário:Maria Augusta Machado Reis
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/03559-0 - O uso de tecnologia informática e materiais manipuláveis em geometria no ensino fundamental, AP.EP
Assunto(s):Geometria   Educação matemática   Informática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação matemática | Ensino de geometria | informática e educação matemática | laboratório de matemática | Educação Matemática

Resumo

A pesquisa aqui proposta se insere na região de inquérito sobre o uso de tecnologia de informação e comunicação (TIC) e materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem de Geometria. Pretende-se com ela, analisar as possibilidades do uso desses recursos para organização de ambientes de aprendizagem que privilegiem uma atitude investigativa por parte do professor e do aluno, bem como as demandas que tal uso traz para o trabalho e a formação docente. A pesquisa tem a seguinte pergunta diretriz: Como se configura o ensino e aprendizagem de Geometria a partir do uso de TIC e de materiais manipuláveis?Ela será abordada a partir das respostas às seguintes perguntas: 1) Que elementos do trabalho docente devem ser considerados, de forma a potencializar o uso desses recursos num paradigma investigativo? Por esses elementos estamos considerando a gestão da sala de aula, o conhecimento pedagógico do conteúdo, condições de trabalho na escola, entre outros. 2) Quais serão as dificuldades encontradas pelos professores ao fazer uso desses recursos em sua prática de sala de aula? E as vantagens apontadas pelos professores? 3) Como os alunos se envolvem com a proposta e o que eles conseguem produzir em sala de aula sobre o assunto tratado?O objetivo do projeto é encontrar subsídios para a melhoria do ensino e aprendizagem de Geometria na escola pública, por meio do uso de tecnologia informática e materiais manipuláveis. Terá a duração de 24 meses e será composto por três fases: planejamento, aplicação e avaliação. A primeira delas constitui em momentos de estudo, elaboração, adaptação e discussão das atividades a serem desenvolvidas. A segunda está destinada à aplicação destas atividades com os alunos de 5ª à 8ªs séries da escola EE Profª Heloisa Lemenhe Marasca. A terceira fase será para avaliar, reformular e publicar os resultados. Para isso, foi estabelecida uma parceria entre professoras de Matemática desta escola e pesquisadores vinculados à Universidade Estadual Paulista. A relevância deste trabalho consiste em produzir conhecimento sobre como lançar mão de recursos computacionais e materiais manipuláveis para o ensino de Geometria. (AU)

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