Busca avançada
Ano de início
Entree

Concepção, desenvolvimento e aplicação de Conteúdos Digitais para Ambientes de Aprendizagem: uma experiência no Curso de Graduação em Química

Processo: 09/02951-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Silvio Henrique Fiscarelli
Beneficiário:Antonio Carlos Vera Failache
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/58376-5 - Produção de conteúdos digitais para ambiente de aprendizagem: uma experiência no curso de graduação em química, AP.JP
Assunto(s):Simulação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambiente De Aprendizagem | Animações | Simulações | Teleduc | Informática Aplicada a Educação

Resumo

Este projeto trata do desenvolvimento de uma pesquisa que busca investigar o processo de concepção, desenvolvimento e implementação de conteúdos didáticos digitais para uso em disciplinas de um curso de graduação em Química. Os conteúdos didáticos digitais desenvolvidos pelo grupo serão incorporados ao ambiente de aprendizagem Teleduc e ficarão, gradativamente, à disposição dos alunos, após cada aula presencial, servindo como apoio aos tópicos abordados nas disciplinas, complementando-as e criando componentes de interatividade entre alunos, conteúdos disponibilizados e professores. A pesquisa busca analisar como, em que condições e em que grau, o desenvolvimento e uso das ferramentas, recursos e conteúdos digitais podem atuar como elementos potencializadores do processo de ensino e aprendizagem. Como resultados de pesquisa, pretende-se obter: um conjunto de informações relevantes sobre a implementação de conteúdos didáticos digitais como apoio à aula presencial; uma análise do processo de produção de conteúdos digitais; quais os tipos de recursos demonstram viabilidade e funcionalidade de implementação; e em que grau esses recursos melhoraram o processo de ensino-aprendizagem.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)